Saiba as Diferenças Entre os Tipos de Whey Protein

Saiba as Diferenças Entre os Tipos de Whey Protein

Se você é adepto de alguma atividade física, como a musculação, provavelmente utiliza ou já deve ter ouvido falar de massa, queratina e Whey Protein, esse último o mais famoso entre o público das academias.

São muitos os comentários sobre o Whey Protein, e há quem acredite que ele não é assim tão benéfico como se apresenta.

Com vários tipos disponíveis no mercado, o Whey Protein vem conquistando a galera que busca não apenas uma fonte de ganho de proteína, mas de vitalidade e energia pós treino.

Mas será que todas essas informações são corretas? É o que nós vamos tentar responder nesta publicação do Blog Fitness Brasil.

O Que é o Whey Protein?

O Whey Protein nada mais é do que a proteína do soro do leite, uma proteína de baixo peso molecular que é obtida a partir do processo de troca iônica, proporcionando alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção.

Com um alto teor de aminoácidos e de cadeia ramificada BCAA, é ideal para quem busca ganho de massa muscular magra. Ele também possui pequenas concentrações de gordura e proteína, com elevado grau de pureza, que representam até 20% das fontes proteicas de alimentação.

Para a comodidade de todos, o Whey Protein está disponível em diversas formas para consumo, o que pode variar de acordo com a necessidade de concentração para cada um. Ainda assim, é importante salientar que os médicos recomendam consultas com especialistas antes de se consumir esses produtos.

Saiba as Diferenças Entre os Tipos de Whey Protein

Tipos de Whey Protein

Confira quais são as características dos principais tipos de Whey Protein encontrados no mercado, além dos motivos de terem se popularizado por quem leva um estilo de vida fitness.

Microfiltrada

Essa é a considerada a mais completa fonte de proteínas existente e também a mais tradicional. Rico em aminoácidos, este tipo de Whey Protein também é a maior fonte de BCAA existente entre os alimentos.

Concentrado

Esse tipo de Whey Protein acelera o metabolismo e o processo de recuperação pelo fornecimento de proteínas. Ele é ideal para acompanhar os alimentos que são ricos em carboidratos. Possui absorção mais lenta e possui de 34 a 80% de proteína em sua composição.

Isolado

Isentos de gordura, carboidratos e lactose; o Whey Protein do tipo Isolado possui 95% de proteínas e é recomendado para antes ou depois dos treinos. O consumo também é recomendado para depois de praticar exercícios com alta intensidade.

Isolada Ion Exchange

Seguindo a linha do tipo Isolado, este Whey Protein possui teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.

Hidrolisado

Neste tipo de Whey Protein a proteína tem maior velocidade de absorção, o que faz dele o mais caro e menos comum no mercado de suplementos. É o produto com maior número de proteínas.

Benefícios do Whey Protein

O Whey Protein possui a combinação ideal de aminoácidos que melhoram o volume corporal, a performance atlética e o crescimento dos músculos, promovendo também maior retenção de nitrogênio e favorecendo o crescimento e manutenção muscular.

O Whey Protein é ideal na alimentação diária, uma vez que vem saciar a fome num prazo menor do que outras fontes de proteína que mantém a massa muscular, além de colaborar para um sistema imunológico saudável.

O Whey Protein também promove efeito de hipertrofia celular. Com altas concentrações de BCAA, fornece aminoácidos essenciais para o corpo, tudo isso sem a adição de gordura e colesterol.

Para complementar, o Whey Protein contribui para a redução dos sintomas de over training e também é muito prático para ingestão, pois é bem absorvido pelo corpo e conta com alto valor biológico.

Como Usar Whey Protein

Qual o Melhor Horário Para Tomar Suplementos?

O Blog Fitness Brasil já publicou uma série de dicas com os melhores horários para consumir suplementos alimentares. No caso do Whey Protein, vale mencionar aqui que os especialistas recomendam de duas a três medidas do suplemento logo após o treino, que poderão ser adicionadas a um copo com água ou leite desnatado.

A maioria das pessoas consomem o Whey Protein sem nenhuma análise ou recomendação especializada; mas vale lembrar que o Whey Protein só será um aliado à saúde quando consumido corretamente e seguindo as instruções dos especialistas, que poderão determinar depois de uma avaliação médica qual é o melhor tipo de Whey Protein para o seu caso.

Na hora da aquisição, recomenda-se conferir no rótulo quais são os ingredientes do tipo de Whey Protein que você está adquirindo. No caso de identificar outras fontes de proteína, como albumina ou proteína de soja (por exemplo), já deve ficar ciente de que ali não existe apenas Whey Protein.

Isso irá servir inclusive para que você possa comparar a qualidade e o preço de diferentes marcas de Whey Protein disponíveis no mercado.

Whey Protein na Definição Muscular

Talvez a principal dúvida sobre o consumo de Whey Protein é saber como ele funciona na definição muscular de quem o utiliza como suplemento em suas dietas.

Fonte proteica de alta absorção, o Whey Protein possui grande quantidade de aminoácidos que chegam rapidamente aos músculos, o que ajuda na hipertrofia de seu corpo. Porém, por ser um alimento de baixa quantidade de gordura, também pode servir como emagrecedor.

Ou seja, o Whey Protein acaba sendo popular entre os adeptos do fitness, pois seja para ganhar músculos ou queimar gordura, terá a energia necessária para fazer exercícios que irão lhe ajudar na definição de seu corpo.

De qualquer forma, é importante lembrar que o Whey Protein está ligado à sua alimentação, sendo que o modo como o aplica em sua dieta é que fará a verdadeira diferença. Inclusive, substituir refeições por shakes de Whey Protein pode trazer grandes benefícios para quem consome, pois são nutritivos e possuem um nível baixo de gorduras.

Mas, independente do seu objetivo, não use o Whey Protein por conta própria e não tenha a ilusão de resultados em pouco tempo, pois tudo vai depender de como respeita o seu corpo e faz a sua malhação.

Com a sua avaliação física pronta, será possível analisar o que precisa trabalhar na musculatura de seu corpo e como o Whey Protein irá impactar no seu processo.

Confira com o seu instrutor ou personal trainer se o Whey Protein lhe será útil e se poderá fazer parte de sua dieta e de seus treinos. Se ele disser que sim, peça para lhe indicar o consumo ideal e como deve fazer para ter um melhor rendimento. Lembrando que tudo depende de sua condição física e principalmente de sua disciplina diária.

Como podemos ver, os verdadeiros tipos de Whey Protein não oferecem risco para a saúde, desde que usados adequadamente. E esperamos que agora você saiba como consumir os mesmos em sua dieta.

Para outras publicações e dicas sobre um estilo de vida saudável continue no Blog Fitness Brasil, o seu Guia Fitness.

5/5 - (3 reviews)

1 Comentário

  1. Ótimo artigo, faço uso de whey para ganho de massa muscular, normalmente compro no site pois o preço é em conta

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*