Treino Regenerativo: O Que é, Para Que Serve?

Treino Regenerativo: O Que é, Para Que Serve?
5 (100%) 2 votos

Quando vê alguém fazendo um treino regenerativo pode ficar pensando “mais um treino, será que não cansa de tanto treinar?”. Mas na verdade este treino é um pouco diferente dos treinos regulares e serve justamente para descansar! É isso mesmo, os treinos regenerativos são importantes para relaxar a musculatura de atletas que treinam regularmente, especialmente os que fazem exercícios de alta intensidade. Se ficou interessado confira como funciona, para que serve e como pode incluir na sua rotina de treinamentos.

Guia da Barriga Chapada

Os treinos regenerativos são muito comuns entre corredores, especialmente maratonistas, mas qualquer praticante de atividades físicas pode estudar o encaixe destes treinos no seu planejamento. Um bom exemplo são os jogadores de futebol. Após algumas partidas os titulares fazem apenas o treino regenerativo na reapresentação do time.

O Que é Treino Regenerativo?

Quando realizamos treinamentos regularmente precisamos de um tempo para descanso da mente, do corpo e principalmente dos músculos. Isto é importante para que consiga se recuperar dos esforços durante as atividades físicas. Uma excelente opção é o treino regenerativo, que serve principalmente para recuperação da musculatura e atuar no sistema cardiovascular, além de melhorar a circulação e envio de oxigênio aos grupos musculares.

Do contrário do que alguns imaginam, estes treinos não irão exigir ainda mais do atleta. Os treinos regenerativos são treinamentos mais leves e que servem para manter o atleta ativo e na sua melhor forma. O objetivo é soltar a musculatura e prevenir dores que podem ser causadas por atividades de alta intensidade.

Treino Regenerativo: O Que é, Para Que Serve?

Porque é Importante Fazer Treinos Regenerativos

Quando realizamos treinos regularmente aumentamos as chances de lesões por conta da repetição das mesmas séries de exercícios. Podemos exigir mais de nosso corpo mesmo sem perceber. Então temos que tomar uma medida preventiva para evitar que o excesso acabe nos prejudicando. É aí que entra o treino regenerativo. Quando incluímos este tipo de treinamento em nosso planejamento temos uma maneira de manter a musculatura sempre relaxada. Isto é interessante para elevar o nível dos treinamentos e consequentemente os resultados.

Quem Pode (e deve) Fazer Treinos Regenerativos

Os treinos regenerativos são indicados para quem tem uma rotina de realizar pelo menos quatro treinos por semana. Caso treine menos do que isso e esteja tendo problemas com dores ou lesões é importante procurar um profissional para avaliar seus exercícios, pois teoricamente tem um bom tempo para descanso das suas atividades.

Quem realiza atividades de alto impacto ou com muita intensidade também deve analisar a possibilidade de incluir treinos regenerativos no seu planejamento, mesmo que não esteja sentindo desconfortos.

Como Fazer Um Treino Regenerativo

Normalmente o treino regenerativo é incluído no final de um ciclo semanal, mas depende na verdade de sua escala de treinamentos.

É importante ter pelo menos um dia de descanso antes do treino regenerativo para obter os melhores resultados. Lembrando que o treino regenerativo deve ser mais leve e mais curto do que o treino habitual.

Muitos corredores realizam apenas um trote, por exemplo. Mas para que tenha um parâmetro pode seguir a indicação de realizar um treino que dure entre a metade (½) e dois terços (?) do seu treino habitual. Seguindo este raciocínio se realiza um treino de 3 voltas pode realizar um de 2 voltas num ritmo mais lento, por exemplo.

Como dissemos o treino regenerativo é importante inclusive para descansar a cabeça do atleta. Então é recomendado que faça seus treinos regenerativos sem se preocupar com metas ou objetivos. Em outras palavras, treine por diversão que com certeza lhe oferecerá mais benefícios.

Pensando em incluir um treino regenerativo na sua rotina? Diga para a gente como andam os seus treinos e como pensa em se regenerar para melhorar seu desempenho. Participe e continue ligado no conteúdo do Blog Fitness.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*