Treinamento Para Melhor Idade: Mais do Que Uma Tendência!

Treinamento Para Melhor Idade: Mais do Que Uma Tendência!

Não dá para saber se a recente demanda por treinos para melhor idade acontece pelo aumento da expectativa de vida ou se os idosos estão cada vez mais interessados em manter a saúde em dia.

O certo é que o treinamento para melhor idade está cada vez mais popular, inclusive ganhando em variações e estilos. Atualmente encontramos idosos com 70 anos ou mais que são verdadeiros exemplos, realizando atividades físicas diariamente.

Não é por acaso que a participação de pessoas na melhor idade só aumenta em circuitos de corrida e outras atividades que antes eram dominadas por pessoas abaixo dos 40 anos, confirmando ser realmente uma tendência.

Idosos Mais Ativos

Foi o tempo em que se dizia que a vida começava aos 40. Com o aumento da expectativa de vida muitos idosos estão ativos e buscando maneiras de interagir e inclusive se divertir. E para isso é preciso ter saúde, que pode ser conquistada com as atividades físicas.

Este é um dos motivos do surgimento da necessidade de treinamentos específicos para melhor idade. A vontade de idosos por manterem-se saudáveis aumenta a demanda por treinamentos para melhor idade, criando um nicho de atuação para academias e profissionais fitness.

Cuidar da Saúde Sempre

O que o idoso realmente procura é ter qualidade de vida para viver uma velhice mais tranquila. E como é possível criar um treino personalizado e com atividades físicas específicas para quem já está numa idade avançada, isto é completamente viável.

E são diversos os benefícios que podem ser conquistados, como melhora do sistema cardiovascular, controle da pressão arterial, redução do peso e até aumento da autoestima. Tudo isto pode resultar numa velhice bem mais tranquila e prazerosa, não é mesmo?

Socialização Também é Saúde

As aulas em grupo auxiliam na socialização dos praticantes, que fazem amizades ao invés de ficarem entediados em casa.

É comum que a amizade das aulas se estenda para outras atividades em que o idoso normalmente não teria oportunidade de participar. Isto favorece inclusive no convívio familiar, já que tira a pressão de familiares para darem atenção sempre. Este é com certeza mais um ponto bastante positivo para o treinamento para melhor idade.

Tipos de Treinamento Para Melhor Idade

Existem diversos tipos de treinamentos para melhor idade, inclusive podem ser customizados, feitos especialmente para o idoso, conforme indicação de um personal trainer, por exemplo. De qualquer forma, vamos apresentar os tipos de treinamentos mais populares.

Treinamento de Força

Conforme a idade avança, a perda de massa muscular se intensifica, sendo necessário procurar maneiras de compensar esta carência, entrando em cena os treinamentos de força para melhor idade.

Com exercícios específicos, o idoso consegue reverter ou pelo menos estabilizar o seu quadro, o que já é excelente. O legal é que estes treinamentos podem ser feitos inclusive em grupo, diferente do que alguns podem imaginar.

Treinamento Aeróbico

Como é de se imaginar, os treinamentos aeróbicos para melhor idade beneficiam principalmente os aspectos cardiovasculares, assim como auxiliar na redução de peso.

Este tipo de exercício é fundamental para pessoas que precisam realizar diversas atividades diárias. Se o fato de subir escadas já pode ser complicado, a vida de um idoso que precisa sair de casa para realizar tarefas pode ser pior ainda se o mesmo não tiver uma boa resistência.

Com o treinamento aeróbico, os idosos ganham mais disposição para realizar suas atividades diárias.

Treinamento Funcional Para Melhor Idade

Treinamento Para Melhor Idade: Mais do Que Uma Tendência!

Se o treinamento funcional se apresenta cada vez mais como uma tendência, o treino voltado para melhor idade não poderia ficar de fora.

Rapidamente, para que você possa entender, o treinamento funcional tem por objetivo ajudar na recuperação do praticante através da realização de exercícios que simulam rotinas do seu dia a dia. Isto é mais do que excelente para idosos que precisam realizar atividades diárias.

Vale a pena procurar mais informações sobre o treinamento funcional para a melhor idade se estiver tendo dificuldades na movimentação e execução de tarefas no seu dia a dia.

Como já foi dito acima, existem diversos treinamentos para melhor idade e que os mesmos vão depender das necessidades do idoso. Por exemplo, quem sofre de algum problema que afete os ossos pode investir num treinamento que auxilie seu tratamento.

Para se ter uma ideia, entre diversas modalidades, encontra treinamentos de Ioga ou Pilates para melhor idade. Ou seja, como existem diversas opções, vale a pena pesquisar.

Alimentação Adequada

São baixas as probabilidades de um idoso ter problemas com excessos ou em seguir uma alimentação que não seja adequada. Mas vale a menção aqui, já que uma dieta apropriada faz parte do processo de ter qualidade de vida.

Com certeza a preparação de um cardápio especial para quem está na melhor idade é uma tendência. E se já procurou um meio de fazer atividades físicas o próximo passo é cuidar da alimentação, que deve ser prescrita por um profissional.

Personal Trainer

Personal Trainer Para Melhor Idade

Sabendo de toda esta tendência e do aumento da demanda por treinamentos para melhor idade, já existem personal trainers se especializando neste tipo de treino, criando programas específicos para idosos.

Vale a pena procurar este tipo de profissional se estiver precisando de algum incentivo a mais ou então possuir necessidades específicas. Se estiver procurando um profissional, já publicamos algumas dicas sobre como escolher um personal trainer.

O que você achou do treino para a melhor idade? No caso de ser um personal trainer, por acaso já desenvolveu algum tipo de programa específico para idosos? Conte para a gente deixando um comentário.

Continue lendo o conteúdo do Blog Fitness Brasil, o seu Guia Fitness.

5/5 - (2 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*