Top 12: Tendências Fitness Para 2019

Top 12: Tendências Fitness Para 2019
Top 12: Tendências Fitness Para 2019
5 (100%) 5 votos

Todos os anos a American College of Sports Medicine, ou simplesmente ACSM, realiza uma pesquisa para saber quais serão as principais tendências fitness. A ACSM é a maior organização de ciência do esporte e ciência do exercício no mundo. Isto quer dizer que são indiscutivelmente uma autoridade e todas as suas publicações são importantes para a comunidade fitness. Neste post vamos conferir as 12 principais tendências fitness para 2019, desta que foi a 13ª edição da pesquisa.

12. [Exercise For Weight Loss] Exercícios Para Perda de Peso

Comece a Correr!

Existem diversos programas de emagrecimento que combinam exercícios com dietas restritivas. E ao que parece isto não faz diminuir a força deste tipo de segmento. Os planos sempre se apresentam como completos, exibindo uma rotina de exercícios com uma dieta repleta de refeições selecionadas para quem deseja emagrecer. Isto com certeza chama atenção de muitas pessoas, especialmente daquelas que sempre tentaram dietas com restrição de calorias, mas não conseguiram emagrecer.

11. [Health / Wellness Coaching] Coaching de Saúde e Emagrecimento

Este é um item que sempre esteve entre as tendências. Com certeza já ouviu falar de coaching de emagrecimento, que é basicamente um programa personalizado, criado por um coach (treinador) com tudo que deve ser aplicado ou seguido pelo aluno. (Existem alguns poucos casos em que o coaching é realizado com pequenos grupos.) No cronograma terá uma série de estratégias que têm por objetivo fazer com que o seguidor ou aluno desenvolva novos hábitos comportamentais saudáveis, com a intenção de conquistar os seus objetivos.

10. [Exercise is Medicine] Exercício (Também) é Remédio

O Exercício (Também) é Remédio foi criado para incentivar médicos e outros profissionais de saúde a incluírem exercícios físicos como parte do tratamento de pacientes. Sendo que as atividades físicas podem contribuir na reabilitação e também na prevenção de doenças. E para fazer com que a iniciativa funcione o programa também incentiva a participação de profissionais fitness. Desta forma, o Exercício (Também) é Remédio cria uma conexão entre profissionais de saúde com os profissionais fitness.

9. [Functional Fitness Training] Treinamento Funcional

O objetivo do treinamento funcional é melhorar o equilíbrio, coordenação e principalmente a força, com a ideia de facilitar todas as atividades do dia a dia. Para que possa entender, os exercícios são uma espécie de reprodução de suas atividades diárias. Para fazer uma analogia com o futebol, é como treinar algum tipo de jogada para a executar bem no momento da partida. Só que no caso a partida seria sua rotina diária!

Pessoas com problemas de saúde que dificultam a realização de atividades e locomoção mesmo dentro de casa também podem investir no treinamento funcional. Inclusive este tipo de atividade tem sido prescrito para idosos, grupo que integra a próxima tendência!

8. [Personal Training] Treinamento Pessoal

Normalmente quem procura um treinamento pessoal ou personalizado é por estar cansado de treinar e não conquistar resultados. Ou então porque sabe que só consegue treinar corretamente se tiver a supervisão de um treinador. Isto faz com que o treinamento personalizado seja cada vez mais procurado, transformando o personal trainer num profissional cada vez mais requisitado.

E o legal é que esta forte tendência para 2019 gera uma próxima como iremos conferir mais a frente, na posição número 6.

7. [Yoga] Ioga

É interessante, mas a popularização da Ioga (ou do Yoga) acontece pela dinâmica da área. A todo tempo surgem novos conceitos, novas variações, conteúdos e consequentemente novos tipos de aulas (para diversos objetivos). Com isto é natural haver uma procura por modalidades recentes e principalmente por profissionais especializados nelas. Isto tudo faz com que toda a área se reinvente e os exercícios se tornem uma tendência sempre!

Top 12: Tendências Fitness Para 2019

6. [Employing Certified Fitness Professionals] Profissionais Fitness Certificados

Com tantos programas de exercícios, modalidades físicas, tipos de dieta, entre outras questões relacionadas ao universo fitness, é natural que a concorrência aumente. Como existem muitos profissionais, a tendência é que cada vez mais as certificações se tornem um diferencial e inclusive sejam requisitadas pelo público de modo geral. Desta forma, o currículo dos profissionais passa a ser mais valorizado, fazendo com que os mesmos busquem novas certificações e cursos especializados.

O valor da hora/aula de um personal trainer pode ser justificado por determinada especialização do profissional, além de sua experiência obviamente. O mesmo também pode ser aplicado às academias, que podem cobrar determinado valor de mensalidade por contar com profissionais certificados.

5. [Body Weight Training] Treinamento Com Peso Corporal

Como o nome sugere, a ideia é realizar treinos sem a utilização de aparelhos e apenas com o peso do seu corpo. Isto faz com que esta modalidade seja atrativa pela praticidade de se exercitar. Não é preciso ajustar aparelhos para cada treino, sem contar que não é necessário muito espaço para realizar as aulas. Os principais motivadores deste tipo de treino são os programas de emagrecimento em casa, mas para não ficarem para trás as academias também têm investido bastante nesse tipo de modalidade.

4. [Fitness Programs For Older Adults] Programa de Treinamento Para Melhor Idade

Os treinamentos para pessoas na melhor idade se apresentam como tendência inclusive pelo desejo de maior qualidade de vida. Cada vez mais pessoas buscam maneiras de ter uma velhice mais tranquila, através de alternativas saudáveis. E obviamente que vão precisar de exercícios específicos. Desta forma, os treinos para melhor idade tendem a apresentar um aumento de demanda, fazendo com que seja mais uma tendência para o próximo ano.

3. [High-Intensity Interval Training] Treinamento Intervalado de Alta Intensidade – HIIT

Os Treinamentos Intervalados de Alta Intensidade perderam o topo em relação ao ano passado, mas não saíram do pódio!

O HIIT é amplamente promovido pelos principais programas fitness, despertando o interesse de muitas pessoas que vêm nos treinos de alta intensidade algumas características interessantes. Percebendo esta tendência, muitas academias estão investindo neste tipo de treino para atrair o público em geral.

Já publicamos diversos conteúdos e treinamentos baseados no HIIT. Se ainda não conhece ou se deseja mais informações basta fazer uma busca que irá encontrar tudo que precisa saber sobre os Treinamentos Intervalados de Alta Intensidade.

2. [Group Training] Treinos Coletivos

A ideia dos treinos coletivos é promover aulas para um grande grupo de participantes. Sendo que a turma é liderada por um instrutor, que deverá saber como unir e motivar pessoas de diferentes aptidões físicas para realizarem os mesmos exercícios. As turmas são especialmente projetadas para que todos possam realizar as atividades. Então são escolhidas modalidades mais genéricas como ginástica, bicicletas ou dança. Isto quer dizer que uma modalidade específica de dança como Zumba, por exemplo, não se encaixa como um treino coletivo.

1. [Wearable Technology] Tecnologia Vestível

Existe uma série de vestimentas e aparelhos tecnológicos para impulsionar os resultados de atletas fitness. E ao que parece existe uma predisposição de ir além dos treinos e tomar conta também da rotina diária, tanto que ficou com o título de principal tendência fitness para 2019!

Um bom exemplo de tecnologia vestível são os relógios inteligentes que monitoram diversas atividades de nosso dia a dia. E o legal é que a tendência não se aplica apenas à tecnologia com novas versões substituindo antigas. Também teremos avanço na questão do design e estes dispositivos vão se adaptar cada vez mais ao nosso estilo.

Concluindo Sobre as Tendências Fitness

Para entender como é feita esta pesquisa, 40 itens são votados todos os anos. Os 20 melhores definem a lista final de tendências. Não listamos todos os tópicos para o texto não ficar muito longo, mas pode ver a listagem completa na imagem abaixo.

Se quiser pode acessar o conteúdo completo da pesquisa clicando aqui.

E aí, o que achou desta lista com as próximas tendências fitness? Comparando com a publicação que fizemos sobre a pesquisa anterior, o Treinamento de Força (Strength Training), que ficou na 5ª posição, não apareceu entre as 12 tendências fitness para 2019, dando lugar ao Coaching de Emagrecimento, na 11ª posição.

O bacana destas pesquisas é que são importantes e necessárias tanto para profissionais fitness como pessoas que desejam um estilo de vida mais saudável. Ambos podem investir em alguma das tendências fitness para ter um 2019 mais próspero!

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*