Saiba Quais São os Benefícios do Açaí

Saiba Quais São os Benefícios do Açaí
5 (100%) 2 votos

Presente na dieta de praticamente todos os atletas e amantes da chamada geração saúde, o açaí conquistou a confiança de quase todas as pessoas que procuram uma alimentação prática e saudável. É comum encontrar, na maioria das cidades, estabelecimentos especializados na preparação e venda de sucos, sorvetes, doces e geleias, além do já tradicional açaí na tigela, no qual a poupa geralmente vem acompanhada de frutas ou até mesmo de outro alimento. O açaí é classificado como um excelente energético, uma vez que cada 100 gramas podem conter, aproximadamente, 250 calorias.

Comece a Correr!

Fruto do açaizeiro, uma espécie de palmeira encontrada em maior número no norte do Brasil, o açaí é um fruto roxo e babáceo, que é rico em fibras, lipídios e proteínas, além das vitaminas B1, C e B2. Também possui uma grande quantidade de ferro, cálcio e fósforo.

O açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes e é classificado como um superalimento, pois, além de ser tônico natural, também age como vasodilatador, fortalece o sistema imunológico, aumenta a sensação de saciedade e propicia a reposição energética. É composto por carboidratos (gordura do bem) que ajuda a aumentar o bom colesterol e diminuir o ruim, o que contribui para uma boa saúde.

Por ser um alimento de grande valor calórico, o açaí deve ser usado com cuidado e sob orientação de um nutricionista, profissional que deverá orientá-lo sobre a frequência de consumo e, também, as combinações mais adequadas, que podem ser xarope de guaraná, banana, granola e Whey Protein, dentre outras.

Saiba Quais São os Benefícios do Açaí

Esse superalimento tornou-se indispensável na dieta dos atletas de todo o mundo devido ao grande número de benefícios que proporciona. A alta concentração de carboidratos favorece a regeneração muscular e mantém o condicionamento físico após as atividades. As proteínas presentes na fruta favorecem a formação de aminoácidos, que é o principal construtor muscular. Com alta concentração de potássio, o açaí torna-se fundamental no combate às conhecidas e dolorosas câimbras, que poderão ser evitadas juntamente com a boa ingestão de líquidos durante as atividades físicas. Além disso, ele também possui características rejuvenescedoras que retardam o envelhecimento, graças à alta quantidade de antioxidantes, contribuindo também para a produção de anticorpos, as células de defesa do organismo, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui o risco de infecções.

Apesar de fazer parte da dieta dos atletas e de ser considerado um alimento altamente calórico, o açaí também vem colaborando com algumas pessoas que pretendem perder peso. Trata-se da chamada dieta do açaí, que se tornou moda no exterior após ter sido divulgada por uma apresentadora norte-americana. Como o açaí é classificado como uma das frutas mais ricas e completas existentes, ela pode sim ser indicada como uma boa opção de utilização nesta dieta.

Especialistas afirmam que o poder antioxidante e anti-inflamatório da fruta auxilia na perda de gordura, explicando que uma inflamação dentro do organismo pode produzir substâncias que promovem o aumento das células de gordura. Evitando a inflamação, ficaremos livres das gorduras.

Não existe uma fórmula única para essa dieta. Geralmente as pessoas substituem as refeições pelas frutas, sempre com uma dieta individualizada e sob a supervisão de um profissional.

De uma forma geral, o açaí é uma fruta benéfica, com grandes propriedades nutricionais e medicinais, indicada para todos. O que pode variar é o objetivo e a necessidade de cada um como, por exemplo, ganho ou perda de massa. O fato de ser uma das frutas mais calóricas disponíveis não impede que seja consumida por todos. Neste caso, deve-se observar apenas a quantidade e frequência de utilização da mesma.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*