Saiba Como Evitar Cãibras

Saiba Como Evitar Cãibras
5 (100%) 1 voto

Cãibras não são exclusividade de jogadores de futebol ou corredores, Aliás, mesmo quem não é atleta pode sofrer crises de cãibras. E dizemos crises, pois elas podem acontecer várias vezes durante um período, sendo que normalmente não passam de um minuto. Porém, este minuto pode durar uma eternidade para quem sente a dor, e pode levar a outros prejuízos.

Quem já sofreu com cãibras alguma vez sabe como pode ser inclusive agoniante as dores sentidas. É o exemplo de jogadores de futebol que durante a partida quase imploram pela ajuda de colegas para fazer aquele movimento com o pé na direção do joelho. Então vamos entender os fatores que causam as cãibras e o que pode fazer para evitar.

O que são as cãibras?

As cãibras (ou câimbras) são contrações involuntárias de um ou mais músculos que se manifestam como espasmos e causam uma forte dor. Comum nos membros inferiores, as cãibras afetam principalmente a musculatura estriada das pernas. Suas crises podem acontecer durante os exercícios ou atividades físicas, em repouso ou até mesmo durante o sono.

Saiba Como Evitar Cãibras

As cãibras podem acontecer por diversos motivos como fadiga dos músculos (mais comum), pouca hidratação, mudança brusca de temperatura (choque térmico), além de questões metabólicas. Não existem remédios ou algum tipo de tratamento contra cãibras e para prevenir é preciso seguir algumas recomendações:

  • Consuma alimentos ricos em proteínas para fortalecer a musculatura;
  • Mantenha seu corpo sempre hidratado;
  • Jamais realize atividades físicas em completo jejum;

Como as cãibras acontecem principalmente nos membros inferiores, é interessante estar reforçando a musculatura das pernas e sempre que se exercitar fazer o trabalho de recuperação dos músculos.

Importância do Alongamento nos Exercícios Físicos

Mesmo que não acompanhe futebol já deve ter visto partidas em que um jogador não tem tempo de aquecer e acaba entrando “frio” em campo. Isto simplesmente quer dizer que ele não teve tempo para fazer os devidos alongamentos antes de jogar. E, desta forma, está mais sujeito a sentir cãibras ou dores durante e depois da partida. E se para um atleta profissional já é complicado, imagina para os que são amadores ou estão parados há algum tempo. É preciso reforçar a importância de alongar sempre que for realizar uma atividade física, especialmente em dias ou horários em que a temperatura está mais baixa. Esta mudança ou choque térmico sentido pelo corpo é com certeza um dos principais fatores causadores de cãibras. Inclusive, em noites de baixa temperatura é sugerido dormir de meia para evitar os espasmos durante o sono.

É isso, agora que entende mais sobre cãibras esperamos que não sofra com elas. Continue conferindo o conteúdo do Blog Fitness.

SUPER DIETA DO FRANGO COM BATATA DOCE

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO!




Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*