Pistas de Corrida em BH: Guia Para Corredores

Pistas de Corrida em BH: Guia Para Corredores
5 (100%) 2 votos

Belo Horizonte é conhecida como palco de diversas provas para corredores, especialmente pela Volta Internacional da Pampulha, corrida mais importante realizada no estado. E a capital mineira conta com uma série de pistas de corrida que funcionam como ponto de encontro entre corredores, que também podem realizar os seus treinos preparatórios para diversos tipos de provas (ou competições). Confira as principais pistas de corrida em BH e convide outros corredores para conhecer e dar uma volta.

Lagoa da Pampulha

Comece a Correr!

O cartão postal de Belo Horizonte é o principal ponto de encontro para corredores, amadores e profissionais. Com seus 18 km de extensão, a Lagoa da Pampulha conta com uma pista plana e bem demarcada. O clima na região também favorece à prática do esporte, então correr na lagoa é com certeza bastante agradável.

A paisagem e as características atraem um grande público, que não é formado apenas por corredores. A Lagoa da Pampulha também possui pista de ciclismo, atraindo boa quantidade de pessoas com bicicletas. E por ser uma atração principalmente turística o corredor pode enfrentar certo congestionamento de pessoas transitando pela região. Então, se tiver a intenção de treinar no local, pode ser interessante evitar nos finais de semana, especialmente em horários que atraem maior número de pessoas.

Pista de Corridas da Lagoa da Pampulha

Pista da Lagoa Seca (Belvedere)

Para muitos a pista da Lagoa Seca no bairro Belvedere é o melhor local para correr em Belo Horizonte. Mesmo tendo apenas 900 metros, a pista acaba sendo mais agradável e menos tumultuada do que outros locais. É interessante treinar no Belvedere as vésperas de eventos que irá competir, pois a pista apresenta condições mais próximas das que serão enfrentadas em corridas.

O Belvedere é um bairro residencial com ruas largas e isto faz com que a região seja aproveitada além da pista da Lagoa Seca. Por ser uma área bem arborizada e agradável muitos acabam trocando a pista pelas ruas do bairro.

Avenida Dos Andradas

Os atletas que correm na Avenida dos Andradas contam com uma série de benefícios. Com um bom percurso, a pista de cooper é plana, bem demarcada e conta com 2500 metros, uma ótima distância para treinar, pois pode realizar treinos de 5 km ou 10 km facilmente. A pista está localizada na região leste da capital, mais próximo do centro da cidade, facilitando o acesso.

Pista de Cooper da José Cândido da Silveira

O canteiro central da Avenida José Cândido oferece uma grande pista de cooper com extensão de 3 km, podendo o corredor realizar treinos de 6 km (ida e volta). O percurso é interessante pelas características de ter aclives no início e no final, sendo a parte central (cerca de 1000 metros) plana. Ótimo para corredores treinarem em condições próximas das reais em corridas de rua. Estes detalhes são interessantes inclusive para melhorar o condicionamento físico.

A pista de cooper da avenida José Cândido da Silveira também é conhecida por ficar muito cheia nos horários de pico, início da manhã e final da tarde. Talvez por apresentar pouca segurança, e não ser tão atrativa no horário noturno. Fica o alerta para os corredores!

Pistas de Corrida em BH: Guia Para Corredores

Pista de Corrida da Avenida Bandeirantes

Situada no bairro Mangabeiras, zona sul de Belo Horizonte, a pista de corrida da Avenida Bandeirantes tem um trajeto de 1,5 km. O percurso é interessante, pois conta com algumas curvas e inclinações (aclives e declives), o que é interessante no momento de treinar. A região é bem agradável para realizar corridas, principalmente nos finais de semana durante o horário da manhã.

Praça JK

O Parque Juscelino Kubitschek pode ser considerado uma continuação da pista da Avenida Bandeirantes, pois seus 750 metros podem ser incluídos no trajeto de corredores. Somente realizamos essa separação devido ao parque ficar muito cheio e nem sempre estará agradável para fazer corridas.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Situado no coração da capital mineira, mais precisamente na Avenida Afonso Pena, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é bastante arborizado e oferece até 1,5 km de percurso. Porém, também é um ponto turístico, e como fica no centro da cidade pode não ser tão interessante para corredores realizarem seus treinos ou corridas. Sem contar que a pista conta com diversas irregularidades no seu trajeto.

Praça da Liberdade

A pista da Praça da Liberdade tem um total de 700 metros. É uma opção de escape para quem tem fácil acesso à região centro-sul e decidiu fazer uma pequena corrida noturna para aliviar o estresse. A praça também é um dos pontos turísticos da cidade, muito bem iluminada e policiada.

Pista de Cooper Anel da Serra

Com um total de 800 metros a pista de cooper Anel da Serra oferece a oportunidade de poder treinar em terrenos com aclives. Isto é ótimo para corredores que precisam realizar treinos em subidas.

Parques Ecológicos

Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva
Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva

Se nem para quem mora na cidade é simples e fácil ter tempo disponível para se deslocar de uma região para outra, quem é de fora dificilmente conseguirá visitar todas as pistas disponíveis. Nestes casos uma excelente opção são os parques ecológicos espalhados por diversas regiões da cidade de Belo Horizonte. Não são todos que contam com pista de cooper, mas vale a pena verificar se não encontra nenhum próximo a você com características que favorecem às corridas.

Por exemplo, no bairro Alípio de Melo encontra o Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva, que possui uma pista plana de cooper (quadrada) com 250 metros. Para treinos leves e rápidos esta pode ser uma boa escolha.

Confira a lista de parques ecológicos no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Pista da Barragem Santa Lúcia

Com uns 800 metros a pista da Barragem Santa Lúcia é mais uma opção para corredores que procuram um trajeto plano e agradável para realizar suas corridas. Em frente, na Praça República do Líbano, encontra boas opções como estacionamento e local para hidratação.

Pista de Cooper Bento Simão

Como a maioria das pistas de cooper a do bairro São Bento também não é muito longa, seu percurso é de 1,3 km no total, contando ida e volta no seu canteiro central. O terreno da pista de cooper Bento Simão apresenta aclive e declive, fator importante para quem vai treinar.

E então, Bora Correr?

A quase totalidade das pessoas que começam a correr não têm uma assessoria ou a quem recorrer para explicar e dar dicas sobre os treinos e como aproveitar melhor as suas corridas. E pensando nessas pessoas nós indicamos o Bora Correr, programa de corrida online onde você confere tudo que precisa investir para ganhar em motivação.

No cronograma aprende como evitar lesões, emagrecer, baixar o seu tempo e muito mais! Confira como alguns participantes do Bora Correr realizaram o sonho de conseguir completar maratonas!

Dicas Para os Corredores

Já sabe, no Blog Fitness você encontra diversas publicações sobre corridas com dicas para corredores. Não deixe de navegar e conferir outros conteúdos como criar o seu grupo de corridas, por exemplo.

Tomara que tenha gostado deste pequeno guia com as principais pistas de corrida em Belo Horizonte. Continue lendo e participe do blog deixando seu comentário em nossas postagens.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*