Pilates e Gestação: Benefícios do Pilates Para Gestantes

Pilates e Gestação: Benefícios do Pilates Para Gestantes
Pilates e Gestação: Benefícios do Pilates Para Gestantes
5 (100%) 1 voto

Mesmo que não seja pega de surpresa, é normal que a mulher fique perdida e até mesmo preocupada com a quantidade de informações que envolvem uma gravidez. Então é necessário buscar auxílio sobre o que é útil e importante para que a gestação possa ser tranquila e tudo saia da melhor maneira possível.

Comece a Correr!

Obviamente que a maior preocupação é com a saúde, o que envolve um bom condicionamento físico do corpo da futura mamãe. E, especialmente se for sedentária, é fundamental realizar atividades que melhorem suas condições físicas. E neste momento os exercícios de pilates são uma excelente opção, como iremos conferir em detalhes abaixo.

Como é o Pilates Para Gestantes?

O pilates é indicado para gestantes principalmente por ser completamente adaptado de acordo com as fases da gestação. O pilates para gestantes é dividido por trimestres, em que os exercícios são selecionados pensando principalmente nas condições da mulher em cada uma das três fases. Isto quer dizer que os exercícios das primeiras fases servem inclusive para a adaptação da gestante; e que na última fase os exercícios já levam em conta o ganho de peso e outras questões que fazem parte do final da gestação.

Mas o principal para entender como funciona o pilates para gestantes é saber que ele serve como um agente para prevenir e controlar todas as alterações que podem causar desconfortos na mulher, como o problema de postura, por exemplo.

Pilates Para Gestantes

Benefícios do Pilates Para Gestantes

Além de passar por uma série de novidades a mulher ainda precisa conviver com alguns incômodos causados pela gravidez. Então é preciso investir em maneiras de ganhar em qualidade no seu dia a dia, em sua nova rotina de gestante.

Para começar a gestante vai colher todos os benefícios de quem realiza atividades físicas como ter mais energia para realizar as tarefas diárias, evitar o sobrepeso (que pode causar dores), melhora do humor, mais qualidade para o sono, além de dar aquela força para o sistema cardiovascular.

E o pilates para gestantes ainda trabalha em alguns pontos importantes e bastante específicos. A gestante vai sentir uma melhoria na sua postura, que será beneficiada devido aos exercícios para reforço da parte superior do corpo, que não terá problemas com o aumento das mamas e sobrecarga nas costas, por exemplo.

No pilates para gestantes também são trabalhados os músculos pélvicos, que são reforçados e podem ser melhor controlados pela futura mamãe. E ainda tem a questão da respiração, que é bastante trabalhada, já que o crescimento do útero exige um pouco mais de esforço para uma respiração adequada. Estes pontos são fundamentais para um bom andamento do trabalho de parto.

E os benefícios não param depois da gestação. A prática do pilates vai ajudar a mamãe na sua recuperação, que tende a ser mais tranquila, independente do tipo de parto realizado. E o melhor, isto significa que a mulher terá mais chances de emagrecer e voltar ao seu corpo de antes da gravidez! Claro que vai variar de uma mulher para outra, mais ao fazer o pilates para gestantes aumenta as suas chances de emagrecer no pós parto!

Pilates e Gestação: Benefícios do Pilates Para Gestantes

Lombar: Um Problema Comum Para Gestantes

As dores na lombar talvez sejam o principal sintoma sentido pela gestante. E não é por acaso que a prática do pilates tem um foco especial nesta região, que sofre principalmente com o ganho de peso e transformações no corpo da mulher por conta da mudança dos hormônios. A partir do momento que gestante é liberada para realizar os exercícios do pilates a questão de cuidados com a lombar já é desenvolvida. O objetivo principal é fazer com que a mulher tenha o máximo de conforto para realizar as suas atividades durante o dia a dia, além de garantir um descanso bem mais tranquilo para a futura mamãe.

Exercícios de Pilates Para Gestantes

Depois de tanta informação sobre pilates para gestantes, só falta mostrar como funciona na prática. Bem, separamos um exercício simples, para que pode visualizar e compreender melhor a dinâmica de uma aula de pilates para quem está grávida.

Cuidados Com o Pilates na Gestação

Agora que já sabe os motivos do pilates ser indicado para gestantes é importante a gente reforçar os cuidados que toda mulher deve ter. Nunca é demais lembrar que só deve realizar atividades físicas com a autorização de seu médico (ou médica!). E, talvez ainda não tenha percebido, mas é fundamental que redobre os cuidados com a sua alimentação! O pilates é uma atividade sem impacto, mas não deixa de exigir do seu físico, então precisa de energia. E ainda tem o óbvio, que é cuidar da saúde do bebê.

Quer Recomendação de Profissional Especialista em Pilates?

No Blog Fitness procuramos sempre as opções mais práticas. E como de costume vamos indicar um curso de pilates online! Isso mesmo, depois de fazer sua inscrição pode realizar as aulas onde for mais conveniente para você. O curso que selecionamos é ministrado pela Patrícia Valeriano, especialista em pilates para gestantes, que já ajudou milhares de mulheres a terem o tão sonhado parto tranquilo e principalmente com saúde! Vale a pena conferir mais informações sobre as aulas se estiver interessada em desenvolver uma atividade para ajudar na sua gestação.

Fez aulas de pilates na sua gestação? Diga para a gente como foi! Compartilhe sua experiência com gestantes, que podem estar com dúvidas ou simplesmente gostariam de saber um pouco mais sobre a prática de pilates para grávidas. Continue no Blog Fitness, o seu Guia Fitness para mais dicas sobre estilo de vida saudável.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*