Quais os Principais Erros de Quem Treina?

Quais os Principais Erros de Quem Treina?

Não adianta tomar uma atitude de começar a malhar, fazer inscrição numa academia, comprar roupas e acessórios fitness; se no momento de treinar você errar nas suas séries de exercícios.

Os resultados não virão e a frustração pode tomar conta, fazendo com que você desista de levar uma vida fitness ou seguir num esporte. Para evitar este prejuízo, é preciso tomar algumas precauções e evitar alguns dos erros mais comuns em treinos, como iremos ver nesta publicação.

O maior vilão para os treinos é na verdade a falta de vontade de fazer exercícios. Pessoas que foram forçadas a realizar atividades físicas, por alguma necessidade, são o melhor exemplo de quando isto acontece, pois já começam o treino desmotivadas. Com isto, cabulam exercícios e séries durante os seus treinos.

Então vamos conferir algumas dicas para quem está malhando há algum tempo, mas sentem que estão pouco ou nenhum resultado.

Quais os Principais Erros de Quem Treina?

Falta de Dedicação na Medida Certa

Enquanto alguns evitam fazer determinadas atividades ou fazem o mínimo necessário, outros fazem em excesso ou em quantidade maior do que a sua própria capacidade.

Nos dois casos a chance de ter sucesso é reduzida. É muito importante que o atleta siga corretamente o seu roteiro de treinos e saiba se dedicar na medida certa, pois potencializa seus resultados, favorece sua musculatura e aumenta as chances de modelar o seu corpo.

O erro também pode estar acontecendo de forma involuntária. Tenha sempre cuidado para garantir que está realizando os exercícios de modo correto. Procure um instrutor sempre que surgir dúvidas e peça dicas para evitar possíveis erros, pois isso facilita no momento de iniciar suas séries.

É importante ter em mente que o principal é saber focar na execução de seus exercícios.

Treinar Lesionado

Os mais empolgados ou que estão ansiosos por resultados rápidos são mestres em cometer este erro.

Nas primeiras semanas de academia é normal sentirmos algumas dores de adaptação aos exercícios. Porém, com o tempo a dor pode não ficar tão nítida a ponto de percebermos. Assim, acreditando que é algo normal, acabamos malhando lesionados, o que obviamente é péssimo para obtenção de resultados.

Nunca é demais lembrar que seus músculos precisam de descanso e passar pelo processo de recuperação. Portanto, segure a ansiedade e tente evitar treinos mais intensos por pressa para obter resultados.

Treinar Sempre da Mesma Forma

Este é um erro muito comum entre corredores amadores, pois correm sempre nos mesmos locais, que normalmente são mais cômodos. Com isto, não desenvolvem depois de algum tempo, pois seu corpo para de responder, uma vez que está realizando sempre os mesmos movimentos e exigindo os mesmos músculos.

É preciso, sempre que possível, mudar sua rotina de treinos. Além de revezar nas atividades é interessante mudar o local ou condições durante o treino. O mesmo vale para aqueles que treinam em academias, daí a importância de mudar a ficha de treino regularmente.

Esquecer da Dieta

O treino não é somente quando está fazendo os exercícios, e deve se preocupar com o antes e depois. Ou melhor, deve se preocupar com sua dieta pré e pós treino.

É importante que o atleta saiba se alimentar antes e depois dos treinamentos para obter um melhor desempenho durante as atividades. Manter o foco na dieta é fundamental para que consiga ter energia e possa evitar erros nos seus treinos.

Desorganização

É mais ou menos como dissemos sobre treinar na medida certa. O atleta deve saber se organizar para obter os resultados desejados. Porém, muitos ainda não conseguem conciliar sua rotina pessoal, seus treinos e sua dieta de modo organizado.

É muito comum seguir um dos quesitos impecavelmente, mas esquecer ou não dar importância aos outros. Desta forma, fica complicado obter resultados satisfatórios e mais uma vez temos um exemplo de perda de tempo apenas.

É preciso ter cuidado até mesmo com a correria do dia a dia. Muitas pessoas levam uma vida agitada de estudos, trabalho, academia e outras atividades pessoais. É possível levar uma vida desta forma, porém, só irá funcionar se você souber conciliar corretamente.

É comum alguém faltar nos treinos numa semana de provas; fazer exercícios de modo corrido por estar com pressa; ou então usar de uma atividade para desculpar outra, como aquelas pessoas que acham que porque estão malhando podem comer à vontade.

Em todos os exemplos citados é óbvio que os resultados serão prejudicados; então fique atento para que não aconteça com você.

Para finalizar, confira alguns dos erros comuns cometidos por atletas.

  • Não fazer alongamento antes e depois das atividades físicas.
  • Treinar todos os dias, não deixando o corpo e a mente descansar.
  • Focar apenas nos membros em que tem maior facilidade, interesse ou ansiedade por resultados.
  • Realizar movimentos incompletos durante os exercícios.
  • Não realizar nenhuma atividade ao ar livre.

Por acaso comete algum desses erros em seus treinos? Esperamos que não, pois terá inclusive mais prazer quando estiver treinando ou se exercitando de maneira correta.

Para outras publicações sobre um estilo de vida saudável continue no Blog Fitness, seu Guia Fitness.

5/5 - (3 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*