Guia Especial: Nutrição Esportiva
5 (100%) 3 votos

Muitos acreditam que basta seguir uma dieta mais saudável cortando frituras (por exemplo) e consumindo alimentos mais saudáveis e nutritivos que o seu desempenho durante as atividades físicas será ampliado. Não está de todo errado, mas tudo deve ser avaliado e realizado conforme as suas reais necessidades. Não adianta comer corretamente, seguindo aquela dica de comer de 3 em 3 horas, se as suas refeições não estão de acordo com os seus objetivos. É aí que a nutrição esportiva entra em cena. É na sua avaliação que vai saber se não é necessário algum tipo de suplementação, qual tipo de alimento ideal para você e principalmente como deve consumir! Estes detalhes é que irão lhe garantir uma ótima performance física.

O Que é Nutrição Esportiva?

Podemos dizer que nutrição esportiva é a área da nutrição voltada aos esportes ou atividades físicas. Ou então a área da educação física voltada à alimentação e nutrição de atletas. O principal objetivo é recuperar atletas após os treinamentos e exercícios físicos. Seja para emagrecimento, ganho de massa muscular, aumento da força, melhora da performance, entre outros fins.

A questão principal é que todos que praticam atividades físicas devem ter uma alimentação balanceada e voltada para o tipo de exercícios ou esporte que pratica. Daí a importância de seguir uma dieta feita por um nutricionista esportivo.

Alimentação Para Atletas

A nutrição esportiva é o primeiro fator relacionado aos atletas, pois está completamente ligado ao desempenho e melhora de performance durante os exercícios. Todo atleta deve fazer e manter uma alimentação que corresponda com sua atividade. De acordo com o seu objetivo é feito uma análise de seu metabolismo. Com o resultado da análise é criada a dieta do atleta pelo seu nutricionista, que irá acompanhar sua evolução.

Alimentos ricos em carboidratos e suplementos geralmente são a base da dieta de atletas. Que combinados com o treinamento trazem benefícios para o esportista. Mas é preciso ser feito uma prescrição prévia, do nutricionista que vai avaliar o atleta de acordo com os seus objetivos, para saber o que lhe é recomendado.

Dicas Para Uma Nutrição Esportiva de Qualidade

Para começar procure um profissional qualificado para lhe prescrever uma dieta de acordo com seus objetivos. E depois foque no diferencial dentro do esporte que pratica, para saber em qual tópico você precisa ter o melhor desempenho. Por exemplo, a alimentação (assim como a preparação) de um corredor de maratonas é diferente da alimentação de um corredor de pequenas distâncias. Ou seja, independente se os dois praticam o mesmo esporte, cada um deve investir no que vai fazer diferença dentro da sua modalidade.

Erros Cometidos Por Atletas ou Praticantes de Atividades Físicas

Veja abaixo alguns erros clássicos cometidos por praticantes de atividades físicas em relação a sua nutrição.

Consumir proteína em excesso – os adeptos da musculação são o melhor exemplo, ao abusarem de todo tipo de proteína, mesmo fora dos treinos, na sua dieta diária.

Utilizar suplementos sem prescrição – alguns até procuram algum tipo de profissional. Porém, nem sempre são capacitados para ajustar a alimentação de acordo com os objetivos do esportista.

Abusar dos carboidratos – é a mesma situação dos que valorizam demais a proteína. Ignoram outros componentes que são necessários à sua nutrição e acabam tendo seus resultados prejudicados.

Não se hidratar adequadamente – é impressionante como algumas pessoas não falham na suplementação, mas simplesmente ignoram algo tão simples que é se hidratar.

Não ter um plano de alimentação para o pré e pós treino – o antes e depois é muito importante, portanto deve realizar refeições adequadas para garantir os melhores resultados.

Nutricionista Esportivo

A pressa por resultados e o custo são os principais motivos para que as pessoas evitem a consulta com um nutricionista esportivo. Mas pode ter certeza que a médio prazo irá fazer diferença nos seus resultados. O nutricionista esportivo consegue condicionar o atleta no tempo ideal e através da alimentação correta para isso, pois um dos seus objetivos é o de oferecer qualidade de vida através de uma alimentação ideal para quem pratica esportes regularmente.

Se ainda não conhece nenhum nutricionista esportivo pode conferir nossa entrevista com a Giovana Guido, atleta fitness que já produziu diversos materiais e pode ser uma excelente opção para que possa ter uma dieta adequada e seguir uma alimentação fitness.

E aí, segue algum tipo de nutrição para melhorar seu desempenho? Fale da sua experiência deixando um comentário. Será um prazer compartilhar com outros atletas e interessados em nutrição esportiva. Continue conferindo o conteúdo do Blog Fitness, seu Guia Fitness.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.