Maltodextrina: Entenda e Saiba Como Consumir

A maltodextrina é normalmente consumida durante os treinos, pois um dos seus objetivos é repor a energia dos músculos para que não ocorra a fadiga. Desta forma, evita (ou pelo menos diminui) os prejuízos durante os treinos que exigem da musculatura, especialmente os de maior intensidade.

Para que você possa entender, o objetivo da malto é manter os seus níveis de energia por conta da ingestão de carboidratos, o que auxilia no desempenho durante os treinos.

Então vamos conferir as principais características da maltodextrina, suplemento tão popular entre os adeptos de atividades físicas.

O Que é a Maltodextrina?

Maltodextrina: Entenda e Saiba Como Consumir

Maltodextrina é um suplemento rico em carboidratos, nutriente importante para quem realiza atividades físicas, como a musculação.

É muito interessante o seu consumo, pois o corpo absorve suas propriedades rapidamente, sendo útil durante os treinos. O segredo desta rápida absorção pelo organismo é por conta dos compostos de açúcar, provenientes do amido (normalmente de milho ou mandioca), substância base da maltodextrina.

Depois de ingerida a maltodextrina repõe o glicogênio dos músculos, agindo como um repositório de energia e evitando que as proteínas de seu corpo sejam consumidas.

Por suas características básicas é recomendado o consumo de maltodextrina durante exercícios de alta intensidade, que exigem mais dos músculos, pois evita desgastes e perda de massa muscular ou proteica durante os treinamentos.

Recuperação Muscular

Depois das características listadas até aqui já deu para perceber que a maltodextrina tem como função principal evitar o desgaste dos músculos. Isto quer dizer que evita cansaços e auxilia na recuperação muscular, podendo ser ingerido com este objetivo.

Os praticantes de atividades mais leves ou aeróbicas também podem aproveitar das propriedades e a facilidade de absorção para evitar cansaços durante seus treinos ou exercícios físicos, uma vez que a maltodextrina é um grande aliado na manutenção e conservação de massa muscular.

Outro ponto legal da maltodextrina é que suas propriedades também são úteis para prevenir lesões. Como fornece energia evita que o atleta acabe se lesionando por excesso de esforço durante os treinos.

Como Consumir a Maltodextrina

A maltodextrina é um ótimo suplemento, mas é importante lembrar que não se trata de uma bebida simples e que pode ser consumida livremente.

Por ser um complexo rico em carboidratos, se já estiver seguindo uma dieta rica neste nutriente, com alimentos como arroz ou macarrão, é preciso ter bastante cuidado, sendo recomendado seguir a orientação de um profissional nutricionista.

Lembre-se que o objetivo dos suplementos alimentares é complementar a alimentação e facilitar a absorção dos principais nutrientes. Justamente por isso que são comercializados em pó, cápsulas ou gel.

Caso precise ou queira ter uma ideia melhor, pode consultar nossas dicas sobre qual o melhor horário para tomar suplementos alimentares.

E você, consome a maltodextrina como suplemento alimentar para melhorar o seu desempenho durante os seus treinos? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog Fitness Brasil, seu Guia Fitness.

5/5 - (2 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*