Pilates: Guia Para Iniciantes

Pilates é um método de condicionamento físico criado por Joseph Pilates. O objetivo é ter um corpo equilibrado através da força, flexibilidade e consciência. É uma ótima opção de fisioterapia após lesões. Isto porque numa mistura de alongamentos e exercícios físicos, o pilates fortalece os seus músculos, melhora os movimentos e o seu condicionamento físico.

Porque Fazer Pilates

O pilates é uma atividade praticamente livre e sem restrições, podendo ser praticada por pessoas comuns ou mesmo atletas que praticam algum tipo de esporte.

Apesar de geralmente ser procurado por conta de algum tipo de lesão ou problemas físicos, como dores na coluna, o pilates pode ser preventivo e evitar problemas de saúde.

Quem pratica aulas de pilates terá uma qualidade de vida melhor, pois a mente também é trabalhada, o que faz com que leve uma vida mais saudável, aderindo a bons hábitos em termos de cuidar da sua saúde e do seu corpo.

Um dos pontos interessantes do pilates é que pode ser feito utilizando do seu próprio peso para realizar os exercícios. E quem o faz acaba não sendo muito exigido em termos físicos. Isto é bem legal porque irá ganhando força e confiança com o passar do tempo, melhorando gradativamente.

Pilates: Guia Para Iniciantes

Tipos de Pilates

O pilates é muito conhecido pelas bolas para fazer exercícios, mas pode utilizar de outros equipamentos e até mesmo aparelhos. Os exercícios são divididos em duas categorias, conforme abaixo.

Mat Pilates: é o tipo de pilates feito no solo, e que utiliza bolas, halteres, faixas e outros equipamentos menores.

Studio Pilates: este tipo é feito com o auxílio de aparelhos criados especialmente para as aulas de pilates.

A diferença entre os dois tipos de pilates é que o feito no solo vai exigir um pouco mais de quem pratica. De qualquer forma, os dois vão ter praticamente o mesmo efeito, bastando escolher a modalidade que esteja mais de acordo com o seu perfil.

Pilates Para Emagrecer

São muitos os que procuram o pilates com o objetivo de perder peso, pois é um excelente método para equilibrar e fortalecer o seu corpo sem precisar de grande esforço físico.

Como também trabalha com a sua mente, evita problemas como ansiedade, por exemplo, que é um fator que pode fazer a pessoa ganhar peso.

Ganha força para as atividades do seu dia a dia, trabalha sua mente e perde peso. Ou seja, não é por acaso que o pilates vem conquistando adeptos que desejam ter um corpo modelado.

São diversos os tipos de exercícios que pode fazer para emagrecer. Isto é legal, pois a possibilidade de se cansar ou enjoar diminui. E como boa parte dos exercícios podem ser feitos em casa, o pilates acaba sendo um dos melhores métodos para emagrecimento.

Pilates Para Emagrecer e Ganhar Músculos

Pilates Para Ganhar Músculos

Pode ser que o seu objetivo seja ganhar massa muscular, e os exercícios de pilates podem lhe ajudar nesta tarefa.

Caso esteja precisando aumentar sua força, saiba que existem diversos exercícios para este fim, onde pode fortalecer abdômen, ombros, braços, membros flexores, tríceps, entre outros.

Pela lista de membros que podem ser trabalhados fica claro que o pilates pode ser tão poderoso quanto a musculação em termos de diversidades e benefícios. Portanto, se estiver dispensando o pilates por acreditar que não dá para ganhar músculos é interessante consultar um profissional ou centro de pilates.

Aparelhos de Pilates

Mat

No mat são realizados os exercícios de solo, sendo que o seu principal objetivo é o fortalecimento dos membros. O mat serve como base para a realização dos outros exercícios.

Bola Suíça

Com a ideia de aumentar a intensidade dos treinos, a bola suíça é utilizada principalmente nos exercícios de fortalecimento da musculatura extensora do tronco.

Pilates Mat Faixa Elástica

Faixa Elástica

As faixas elásticas são utilizadas no alongamento e fortalecimento de membros inferiores e superiores.

Halteres

Os halteres são utilizados para ganho de massa muscular ou fortalecimento dos músculos superiores.

Materiais de Pilates

Cadillac

O aparelho mais popular do pilates tem por objetivo desenvolver a força, mobilidade, flexibilidade e articulações. Tudo destinado a corrigir e atender necessidades individuais.

Exercícios de Pilates

Existem diversos exercícios de pilates, todos para algo específico como reforçar músculos, ajustar a postura, desenvolver e reabilitar as articulações, melhora da capacidade respiratória, aumentar a estabilidade da pelve e abdômen, entre uma quase infinidade de objetivos.

Para comprovar o dinamismo dos exercícios podemos citar o curso de pilates para gestantes, que é um treinamento desenvolvido para auxiliar mulheres durante a gestação e até no pós parto. Vale muito a pena conferir todas as informações se estiver grávida.

Chegamos ao fim deste guia de pilates para iniciantes. Por acaso já pratica e realiza aulas de pilates? Deixe um comentário falando sobre sua experiência para outros leitores do Blog Fitness Brasil, seu Guia Fitness.

Continue conosco para conferir mais publicações com dicas de como levar uma vida saudável e bastante plena.

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