Bem-vindo ao Guia Fitness!

Adotar um estilo de vida saudável é importante não apenas na sua vida pessoal, melhorando sua saúde e relacionamentos pessoais; mas também na sua vida profissional, dando mais energia e disposição para todas as tarefas do dia a dia.

Se já fez algum tipo de reflexão, talvez já saiba em quais pontos precisa melhorar para levar uma vida mais leve e plena. Mas nem sempre o desejo de mudar é suficiente e precisamos de uma ajuda. E a ideia deste guia fitness é justamente lhe apresentar os principais pontos em que uma pessoa precisa investir para ter sucesso.

Para começar este guia vamos mostrar os quatro pilares mais importantes para adotar um estilo de vida fitness e conseguir atingir todas as suas metas.

Dieta

Este é o primeiro e mais importante fundamento. O principal erro de quem decide sair do sedentarismo é não mudar seus hábitos alimentares.

Com certeza já presenciou alguém (pode ser você mesmo!) que fez inscrição numa academia e não mudou em nada sua alimentação. As chances de seu projeto acabar falhando são grandes, pois não seguir uma dieta adequada o afasta de seus objetivos.

Caso queira ter bons resultados é fundamental que procure um (a) profissional nutricionista para lhe prescrever uma dieta apropriada e voltada para suas intenções (ganhar massa, queimar gorduras, reduzir seu tempo, melhorar o desempenho nos treinos, entre outros).

As refeições do seu cardápio são responsáveis pelo seu bem-estar diário, além de auxiliarem no seu desempenho no momento das atividades físicas. Então deve ficar sempre atento às questões nutricionais de sua dieta.

Um projeto de alimentação fitness é a base para impulsionar os seus resultados. Então é importante inclusive buscar mais informações sobre alimentos, receitas, entre outras dicas relacionadas à nutrição de atletas.

Treinos

Fez sua inscrição na academia, num plano semestral ou anual, que é para não desanimar; já mudou sua alimentação, que está mais balanceada e de acordo com seus objetivos; mas simplesmente não gosta de treinar! Isto complica tudo.

Não realizar os exercícios corretamente, sabotar séries ou fazer somente os aparelhos que você gosta são exemplos de atitudes que podem atrapalhar os seus resultados.

É normal que seu corpo sinta o impacto dos exercícios no início, principalmente se vem de um longo período de sedentarismo. Mas não pode deixar que dores e desconfortos com certos aparelhos lhe impeçam de atingir seus objetivos.

No caso de frequentar uma academia que está sempre lotada no horário dos seus treinos, tenha paciência ao fazer o rodízio dos aparelhos.

Se sentir que não está fazendo corretamente procure um instrutor para lhe ajudar; e no caso de estar tendo dificuldades ou desconforto com algum exercício procure ajuda para saber se o mesmo não pode ser substituído por outro.

O principal é realizar as séries e exercícios prescritos corretamente, já que foram selecionados de acordo com o seu perfil e suas metas.

Suplementação

Quando se fala em suplementos alimentares o primeiro pensamento é o de ganhar massa muscular, de tantos que são os adeptos da proteína! Mas os suplementos também servem para emagrecer, por exemplo.

Para que possa entender, os suplementos nada mais são do que complementos à sua dieta, que vão lhe ajudar em algum tipo de deficiência ou em alguma questão em que precisa melhorar.

Nem sempre conseguimos consumir a quantidade ideal de proteína para ganharmos massa muscular. Ou então temos dificuldades em conseguir acelerar nosso metabolismo para queimar gorduras. Nestes tipos de situação precisamos de suplementação alimentar para manter um nível ideal durante os treinos.

Existem diversos tipos de suplementos alimentares, inclusive naturais, mas obviamente que não deve se autodiagnosticar e sim procurar um profissional que possa lhe avaliar e definir quais os suplementos indicados para você.

Descanso

Quando falamos em descanso estamos nos referindo ao sono e a qualidade de vida. Então, ao programar sua rotina, além da alimentação e das atividades físicas, deve incluir o tempo de descanso para que você possa relaxar.

Resumidamente seu corpo precisa de descanso para poder reparar os músculos dos impactos das atividades físicas. Então se quiser ter resultados (especialmente crescimento muscular) é fundamental uma boa noite de sono. Isto quer dizer que não adianta ter disposição para acordar cedo e fazer exercícios se não dorme o suficiente.

É preciso pensar em qualidade de vida e seguir uma rotina mais leve. Claro que precisamos socializar, mas não dá para fazer happy hour todos os dias sem deixar seu corpo descansar tranquilamente.

Normalmente os exercícios já servem para esvaziar a cabeça e auxiliam no momento de pegar no sono, mas se estiver tendo algum tipo de dificuldade para dormir, tente fazer uma leitura, pois ajuda bastante também.

O importante para ter qualidade de vida é encaixar todas as suas atividades de modo que nenhuma fique comprometida ou até mesmo atrapalhe outra.

Para Ter Sucesso é Preciso Ter Foco

Este poderia ser o quinto pilar em nosso guia fitness, mas na verdade é o lacre que envolve os quatro pilares para levar um estilo de vida fitness.

Não adianta seguir uma dieta somente por alguns dias ou quando lhe for conveniente, ou então fazer os exercícios e não evoluir nas suas séries, e nem utilizar suplementos alimentares se os mesmos não forem de qualidade. Todos estes pontos só irão lhe afastar de seus principais objetivos.

A boa notícia é que em qualquer um dos pilares não será necessário sacrifícios enormes. É possível focar em qualquer um dos tópicos e se sair muito bem, sem precisar impactar drasticamente na sua rotina.

E o melhor é que, quando consegue focar, os resultados aparecem e você vai ganhando incentivo, fazendo com que o restante aconteça naturalmente.

Agora vamos ver algumas dicas e conteúdos complementares que vão lhe auxiliar bastante.

Tenha Sempre Suas Metas

O principal objetivo de uma meta é lhe dar incentivo, fazendo com que siga firme e forte quando surgirem adversidades. É ela que não deixará você perdido no meio de sua jornada inclusive.

A maioria das pessoas que abandonam um projeto fitness é por falta de uma meta clara e objetiva. Todos querem dar um trato no corpo, mas não determinam exatamente o quanto e principalmente quando!

Se não sabe exatamente o que deseja e qual o prazo para cumprir sua meta, fica complicado manter a motivação.

Outro ponto importante de ter metas a serem cumpridas é que as mesmas podem ser atualizadas e fazer você evoluir naturalmente. Isto é legal, pois não se cansa e mantém motivação para ir além sempre.

Qual a Modalidade Certa Para Você?

Cada pessoa tem um perfil e consequentemente um tipo de interesse. No caso de ter (alguma vez) abandonado alguma academia o motivo pode ter sido a modalidade escolhida, que não lhe atraiu o suficiente.

Neste guia fitness vamos listar algumas das principais modalidades oferecidas em academias. Confira algumas das características e principais informações e veja qual lhe agrada mais.

Vamos lá!

HIIT

Depois da popularização dos programas de emagrecimento em casa, o HIIT também vem tomando conta das academias, que querem apresentar as últimas novidades para seus alunos.

Os exercícios de alta intensidade ou High Intensity Interval Training têm como diferencial a grande capacidade de aceleração do metabolismo mesmo com poucos minutos de exercícios. Isto é ótimo para queimar gorduras, ganhar resistência, tornear o corpo, entre outros benefícios.

Quem não se dá muito bem com equipamentos e aparelhos tem no HIIT uma ótima opção, já que os exercícios são feitos com o peso ou força do seu corpo.

E se nunca foi paciente para fazer aulas longas e chatas pode investir no HIIT, pois as aulas além de dinâmicas são intensas! Com certeza irá queimar aquelas gordurinhas que tanto incomodam.

CrossFit

Baseado em movimentos funcionais, o CrossFit é um programa de condicionamento físico feito através de um treinamento de força. É todo feito em alta intensidade e com constantes variações de exercícios.

Tem entre os objetivos promover aumento da resistência cardiovascular, desenvolvimento da força, melhora do equilíbrio e coordenação, entre outros ótimos benefícios, especialmente para atletas.

O CrossFit também é indicado para quem deseja emagrecer e definir a musculatura, pois trabalha bem na redução de medidas e do percentual de gorduras.

Se estiver procurando uma maneira de tornear o corpo e ainda realizar uma atividade mais movimentada, o CrossFit vai lhe atender muito bem!

Musculação

É a atividade fitness mais popular e dificilmente vai encontrar uma academia que não tenha musculação como modalidade.

Apesar do ganho de massa ser mais popular entre os homens, muitas mulheres recorrem aos exercícios para reforçar e tornear alguns membros como pernas, bumbum e barriga.

Se não gosta de revezar aparelhos com outras pessoas, ou se não tem disponibilidade para malhar num horário tranquilo, pode acabar se irritando com as aulas, já que dificilmente consegue realizar suas séries em pouco tempo. Então se não quer ficar um bom tempo na academia é bom pensar numa outra modalidade que também funcionará para os mesmos objetivos.

Falando em tempo, o maior problema de quem investe neste tipo de programa é a ansiedade por resultados. É importante lembrar que a recompensa só virá depois de um período, portanto é necessário ter paciência e principalmente respeitar os limites do seu corpo.

Treinamento Funcional

O segredo do treinamento funcional é ser baseado nos movimentos naturais das pessoas, promovendo a melhora da locomoção, postura, flexibilidade e força. Para completar ainda é ótimo para redução de medidas e perda de peso, o que também atrai um bom público.

Apesar das ótimas características, o treinamento funcional ainda é considerado um complemento de outras atividades. Por exemplo, uma pessoa que ingressou numa academia para emagrecer pode investir nos exercícios funcionais para corrigir um possível problema de postura, trabalhando dois aspectos ao mesmo tempo.

Muito provavelmente o treinamento funcional vai servir para potencializar outros que você esteja fazendo. Portanto, pode ser interessante se estiver querendo resultados mais completos e concretos.

Treinamento PUMP

O treino de PUMP está intimamente ligado à hipertrofia, já que tem por objetivo promover o aumento da força e da definição muscular. E normalmente é procurado pelos mais aficionados com o corpo e por uma maneira de impulsionar os seus resultados.

Também pode ser considerada uma atividade complementar. Como não é muito popular, o PUMP acaba sendo promovido em aulas em grupos pelas academias. Isto é legal para ganhar aquela motivação extra de fazer exercícios juntamente com outras pessoas.

Se esta modalidade estiver disponível na sua academia vale a pena procurar mais informações sobre as aulas e como elas podem lhe ajudar.

Spinning

Continuando o nosso guia fitness, o spinning é uma das atividades mais populares nas academias, mas é preciso realmente ter força na pedalada!

As aulas são normalmente intensas e podem exigir um bom condicionamento físico do praticante. Entre os benefícios temos o fortalecimento dos músculos e aumento da resistência cardiovascular.

O spinning é ótimo para potencializar a queima de gorduras e bastante indicado para quem deseja reduzir algumas medidas. E o melhor é que ainda vai tonificar o corpo, especialmente os membros inferiores como pernas e glúteos.

Se você estiver procurando uma atividade em grupo que queime muitas calorias, mas não deseja encarar um circuito de CrossFit, por exemplo, o spinning pode lhe atender muito bem, especialmente se o seu foco for os membros inferiores.

JUMP

Como toda atividade aeróbica, o JUMP tem como principal objetivo melhorar o condicionamento físico e cardiovascular dos adeptos, mas os benefícios vão bem além.

Nas aulas você trabalha sua coordenação motora e equilíbrio, o fortalecimento dos membros inferiores e até do abdômen.

O JUMP também pode ser considerado uma modalidade complementar, já que é mais uma atividade em grupo para quem quer fortalecer membros específicos.

Vale mencionar que promove a queima de calorias, então é excelente para quem deseja impulsionar a perda de peso e eliminar as gordurinhas indesejadas.

GAP

Esta é uma modalidade de ginástica localizada focada nos glúteos, abdômen e pernas (GAP). A ideia principal é realizar a queima de gorduras localizadas nestes membros, favorecendo o emagrecimento e o ganho de massa magra.

Além de tonificar os músculos, os adeptos melhoram o condicionamento físico, aumentam a resistência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e até a concentração. E como as aulas são feitas em grupos, ainda ganham em motivação.

Apesar do foco na queima de calorias e fortalecimento de músculos específicos, o GAP não é tão intenso como outras modalidades para este fim. Então, se o seu desejo for queimar gorduras numa velocidade maior, existem outras atividades aeróbicas que são mais eficazes, como a zumba.

Zumba Fitness

A zumba é uma mistura de exercícios físicos aeróbicos com alguns ritmos musicais como salsa, merengue, mambo, samba, axé e até funk!

É mais uma atividade para quem gosta de fazer aulas em grupo. Tem como atrativo o fato de se divertir enquanto queima calorias.

As aulas de zumba são populares pela enorme capacidade de queimar calorias, sendo este um dos seus maiores atrativos para ingressar na atividade. Você literalmente vai perder peso dançando!

O segredo da zumba é a grande quantidade de membros e músculos que podem ser trabalhados. Numa aula pode exercitar glúteos, coxas, panturrilhas, abdômen, cinturas, quadril, bíceps e tríceps. Ou seja, os adeptos conseguem queimar gorduras por completo.

Ballet Fitness

O ballet fitness é a união do ballet clássico, que trabalha a força e o equilíbrio do corpo; com as atividades aeróbicas, que potencializam a queima de calorias. Desta forma, consegue desenvolver o fortalecimento dos músculos, melhora da postura, flexibilidade e ainda perder peso!

E quando falamos de perda de peso não é pouca coisa. Numa aula de ballet fitness é possível queimar até 1500 calorias, o que é realmente surpreendente.

O ballet fitness ficou popular depois de que alguns praticantes confirmaram a enorme queima de calorias e como é possível tonificar e ficar com o corpo sarado através da atividade.

Vale a pena procurar mais informações, já que a modalidade é praticamente livre de restrições em relação a idade e outras características.

Ioga

A Ioga (ou o Yoga) é uma das maneiras mais interessantes de fortalecer os músculos e ainda perder peso.

Como trabalha também a sua mente, é um excelente agente contra o estresse, ansiedade e outros problemas que podem afetar questões importantes do seu dia a dia, como seu sono, por exemplo.

Normalmente as aulas de ioga são procuradas por quem tem algum tipo de deficiência em seu corpo como pouca flexibilidade, problema de postura, dores nas articulações ou nas costas, entre outros. Mas a atividade ajuda inclusive seu organismo, aumentando sua resistência e prevenindo algumas doenças como aumento do colesterol e problemas respiratórios.

Fazendo ioga consegue inclusive acelerar seu metabolismo que é a base para queima de calorias e perda de peso.

Como energiza inclusive a sua mente consegue um maior equilíbrio emocional, diminui as chances de depressão e aumenta sua tranquilidade, o que resulta em qualidade de vida!

Pilates

O pilates é outra atividade procurada por quem precisa ajustar a postura, aumentar a flexibilidade, melhorar a coordenação motora, aliviar dores corporais, além de outras deficiências relacionadas ao corpo. Mas também se trata de outra atividade para trabalhar o equilíbrio muscular e mental.

Tem como característica a utilização do peso do próprio corpo em treinos que misturam alongamentos e força. E entre os pontos mais interessantes podemos citar o fato de trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

É indicado para quem deseja tonificar os músculos de maneira moderada, mas como trabalha também o equilíbrio, quem pratica colhe benefícios também no seu dia a dia, como aumento da concentração e maior disposição para realização de tarefas.

Especial: Ioga e Pilates Para Gestantes

Com certeza já viu (ou ouviu) depoimentos sobre os benefícios do pilates ou ioga para gestantes. E foi justamente por saber desta procura por informações que resolvemos produzir alguns conteúdos voltados para as mulheres que estão passando pelo processo de gestação.

Se estiver tomando a decisão de fazer alguma destas atividades físicas durante a gravidez, parabéns! Com certeza fará muito bem para você, e principalmente para o bebê!

Sobre os benefícios temos a óbvia melhora do condicionamento físico, favorecimento à respiração e até um auxílio na correção da postura. Sem contar que ainda funciona como uma forma de controlar o peso da futura mamãe.

E ainda existe a possibilidade de fazer os exercícios em casa. Isso mesmo, assim como outros programas que indicamos no Blog Fitness, você vai encontrar opções de cursos online.

Se sempre teve interesse neste tipo de programa ou metodologia, confira as informações completas no site clicando nos links a seguir:

Boxe

Os adeptos de lutas e atividades corporais têm no boxe uma ótima opção para fortalecer o corpo e apurar sua coordenação motora. E com os treinos vão ganhar disposição para o dia a dia, além de melhorar o equilíbrio emocional e a autoestima.

No boxe você vai trabalhar muito mais do que os seus braços. Entre os exemplos temos ombros, costas, abdômen e panturrilhas. Isto porque os treinos são bem intensos e realiza diversos exercícios de preparação.

Como é de se imaginar, o boxe (como outras lutas) é ótimo para melhorar suas aptidões físicas e de saúde, além de ganhar disciplina e respeito. Sem contar o reflexo que é amplamente desenvolvido.

Piloxing

Pelo nome fica fácil descobrir que o piloxing é uma modalidade que combina os movimentos do pilates com os do boxe. A ideia é unir a flexibilidade do pilates com a agilidade e rapidez do boxe.

Para complementar são adicionados alguns passos de dança que tornam a prática mais sensual e bastante feminina. Mas não pense que falta intensidade, pois o piloxing é ótimo para queimar muitas calorias.

Esta é mais uma opção de aula coletiva para mulheres que desejam emagrecer e se exercitar bastante. Porém, ainda não é tão popular e ainda é baixo o número de academias que oferecem a modalidade.

Muay Thai

O muay thai é uma arte marcial tailandesa que vem ganhando cada vez mais adeptos nas academias por alguns aspectos muito interessantes.

Se trata de uma verdadeira detonadora de calorias, o que atrai homens e mulheres com facilidade. E também trabalha os músculos e a mente, assim como outras modalidades de luta.

Entre os benefícios do muay thai temos uma grande melhora do condicionamento físico já que nos treinos são intensos e o praticante realiza diversos exercícios como polichinelos, saltos, alongamentos, abdominais, flexões e a tradicional corrida.

Entre chutes, joelhadas e socos o muay thai vai desenvolver sua coordenação motora, além de fortalecer e tonificar seus músculos. Conquistando aqueles que desejam um corpo definido.

Por último, um dos motivos para o muay thai atrair adeptos é a melhora da autoestima, que é conquistada através das características de praticar uma luta que tem por objetivo desenvolver suas habilidades físicas e sua mente.

Agora é com você…

Esperamos que tenha gostado da lista com 15 modalidades físicas de nosso guia fitness, e que pelo menos uma delas possa fazer parte de seu projeto fitness!

De qualquer forma, caso não seja fã de academias, ou se o problema for realmente falta de oportunidade de frequentar uma, recomendamos que acesse e conheça o Alimentação Fitness. Trata-se de um programa que une receitas fitness, para emagrecer ou ganhar massa muscular; com exercícios para chapar a barriga!

Gostou do conteúdo deste guia fitness? Compartilhe com suas conexões e indique para quem você que pode se interessar pelos conteúdos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*