Guia do CrossFit Para: Emagrecer, Definir, Ganhar Massa. Como Ter Resultados no CrossFit!

Guia do CrossFit Para: Emagrecer, Definir, Ganhar Massa. Como Ter Resultados no CrossFit!

Se conhece alguém que faz CrossFit com certeza já presenciou uma motivação e inspiração que vai bem além de apenas gostar de um estilo de vida fitness.

O crossfiteiro é normalmente mais envolvido e naturalmente se torna mais competitivo ou simplesmente mais empolgado com suas atividades. O box se torna quase um vício e muitos frequentam numa regularidade bem maior do que numa academia tradicional.

E o interessante de toda esta energia e entusiasmo é que os exercícios vão bem além de simplesmente levantar pesos e fazer pequenas séries. Ou seja, mesmo exigindo bastante dos atletas, o CrossFit ainda consegue criar verdadeiros evangelistas, que passam a amar o esporte a ponto de não viver mais sem o mesmo. Inclusive, é bastante normal que a vida social dos adeptos gire em torno do CrossFit.

Se teve algum tipo de contato com o CrossFit e está querendo saber mais informações sobre crossfiteiros, confira neste guia do Blog Fitness Brasil sobre esta modalidade que já passou de uma simples moda e hoje é uma realidade.

Guia do CrossFit Para: Emagrecer, Definir, Ganhar Massa. Como Ter Resultados no CrossFit!

O Que é o CrossFit?

O CrossFit é um treinamento de força baseado em movimentos funcionais que é todo feito em alta intensidade e com diversas variações de exercícios. Assim como outros programas de condicionamento físico, atua no aumento da resistência física cardiovascular, melhora do equilíbrio, da coordenação e desenvolvimento da força.

O CrossFit surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 90, mas só ganhou força mundial de verdade nos últimos 10 anos, indo de dezenas para milhares de academias. E grande parte do sucesso do CrossFit vem da sua metodologia, que inclui inclusive um pouco de treino militar e outras atividades que são verdadeiros testes de resistência para os atletas.

Com tantos ingredientes, o CrossFit vem sendo amplamente divulgado através da cultura do Workout Day (Treino do Dia) e das diversas competições que envolvem todos os tipos de atletas.

Quais os Benefícios do CrossFit?

Antes de pensar nos benefícios, é legal frisar um dos principais diferenciais do CrossFit que é o aumento do senso de competitividade do atleta. No mais não vai diferenciar tanto de outras atividades de alta intensidade em termos de benefícios ao praticante.

Com o CrossFit pode ganhar força, aumentar a sua resistência, definir e modelar o corpo, além de queimar muitas gorduras.

CrossFit é um Esporte Aeróbico?

Como dissemos no início, o CrossFit é um treino de força, mas não quer dizer que não seja aeróbico. O que o atleta deve ficar atento é que para ter força é necessário um bom condicionamento físico, o que pode ser melhor conquistado num treinamento ou modalidade exclusivamente aeróbica.

Ou seja, se sentir que seu condicionamento não está satisfatório para realizar os exercícios, pode ser interessante investir num treino aeróbico para complementar o do CrossFit.

CrossFit é Bom Para Emagrecer?

Este normalmente não é o motivo da procura e interesse pela modalidade, mas depois de conferir a intensidade já fica claro que o CrossFit é ótimo para quem deseja emagrecer.

Com a prática do CrossFit não vai apenas reduzir medidas. Com o tempo irá conquistar o sonho de muitos que é definir e tornear o seu corpo. Sempre lembrando que sua dieta é o principal fator para conquistar o objetivo de perder peso.

CrossFit Ajuda a Ganhar Massa Muscular?

Podemos dizer que o CrossFit foi desenvolvido para o objetivo de ganhar músculos. E o melhor é que, diferente de outras modalidades, vai conseguir ganhar massa muscular de uma maneira bem mais interessante do que nos treinos de hipertrofia tradicionais.

Enquanto numa academia tradicional os treinos podem ficar maçantes e chatos, numa academia de CrossFit os treinos tendem a ficar cada vez mais intensos. Isto é legal, pois mantém o desejo de melhorar o seu desempenho e evoluir de uma maneira bem natural, focando sempre na melhora dos seus resultados.

Quantas Vezes Por Semana Para Ter Resultado Com o CrossFit?

Para responder esta pergunta temos que analisar uma série de questões como os seus objetivos (competir ou apenas treinar), qual a intensidade dos treinos, nível da sua dieta, qual o tempo de descanso e a mais importante de todas que é o seu condicionamento físico, já que o CrossFit não é diferente de outras atividades então o principal é respeitar o seu corpo.

De qualquer forma, para que se possa ter uma ideia, normalmente orienta-se treinos de 2 a 3 vezes por semana no início. E gradativamente aumenta-se a intensidade e quantidade de treinos, conforme o atleta vai evoluindo, sendo que os resultados são sentidos logo nas primeiras semanas.

Quais os Acessórios Para Praticar o CrossFit?

Apesar dos crossfiteiros chamarem de box, podemos dizer que nada mais é do que uma academia. Então o praticante pode utilizar as mesmas roupas que usaria para malhar.

Apesar de contar com alguns exercícios que exigem bastante das mãos, como subir em cordas, a grande maioria dos praticantes dispensam luvas, por exemplo. Então vai do seu nível de envolvimento e até que ponto se sente confortável no box.

Quem Pode Investir no CrossFit

Depois de listar tudo sobre o CrossFit, só falta saber se qualquer pessoa pode praticar, não é mesmo?

Bem, se você estiver liberado para realizar atividades físicas, você está liberado para praticar o CrossFit. De qualquer forma, antes de fazer sua inscrição vale a pena fazer uma aula experimental para sentir o impacto do CrossFit.

Box ou Academia?

No caso, temos essa dúvida apenas no sentido de comparar os resultados entre os treinos de CrossFit e os treinos de musculação. E depois de analisarmos todas as características que listamos aqui com certeza o CrossFit tende a oferecer mais resultados.

Porém, seja qual for a sua escolha, é importante lembrar que os resultados dependem de uma série de fatores, como a sua dieta e outras questões que tantas vezes já listamos aqui no Blog Fitness Brasil.

Não vai conquistar seus objetivos em nenhuma situação se não seguir os principais pilares para um estilo de vida fitness. Então, se estiver com uma mentalidade pronta para realizar atividades físicas, com certeza terá resultados satisfatórios seja através do CrossFit ou da musculação.

E aí, o que achou deste guia sobre CrossFit? Já faz ou tem intenção de fazer? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião com outros leitores.

5/5 - (3 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*