Dores no Joelho ao Correr: Como Tratar e Não Deixar Atrapalhar Suas Corridas!

Dores no Joelho ao Correr: Como Tratar e Não Deixar Atrapalhar Suas Corridas!

As dores nos joelhos são a principal lesão entre corredores. E infelizmente nem sempre será simples eliminar de vez o problema, mas é possível tomar alguns cuidados que vão lhe permitir realizar suas corridas sem grandes traumas.

Como as dores acontecem por conta de desgaste na região durante as corridas, o principal é tentar evitar ou pelo menos reduzir ao máximo o impacto durante o percurso da corrida. E partindo deste princípio já temos uma boa ideia do que fazer para que os treinos sejam mais tranquilos.

Mas além de durante as corridas é necessário que o corredor tome alguns cuidados no pré e pós treino como iremos listar aqui. Então vamos ver o que fazer para que o problema de dores nos joelhos não atrapalhe suas corridas.

A Importância do Tênis Certo Para Correr

Para que possa correr é preciso estar bem preparado, começando pelo par de tênis para corrida. Existem diversos fatores que você deve verificar no momento de escolher o tênis ideal para corridas, como seu tipo de pisada e estilo de corrida que pretende realizar.

Tudo vai influenciar, inclusive no desgaste do pisante. Falando em desgaste, utilizar tênis que já estão bem gastos pode resultar em pisadas incorretas e consequentemente as tão temidas lesões nos joelhos. Então tenha o bom-senso de utilizar apenas pares de tênis em boas condições.

Para conferir outras informações e dicas pode acessar nosso guia para escolher o tênis de corrida ideal. No conteúdo listamos todos os detalhes que são importantes no momento da decisão por um modelo.

Dores no Joelho ao Correr: Como Tratar e Não Deixar Atrapalhar Suas Corridas!

O Problema de Estar Acima do Peso

Sua intenção deve ser a de queimar calorias, pois o excesso de peso causado pelo acúmulo de gorduras pode resultar em problemas, uma vez que vai forçar ainda mais os joelhos durante as corridas.

Já tentou investir na corrida com a intenção de emagrecer? Caso precise, confira algumas dicas simples, mas bastante práticas, de como emagrecer correndo!

A Importância do Fortalecimento Muscular

Se parar rapidamente para pensar, seus joelhos sofrem justamente por não terem força suficiente para aguentar todo o impacto de uma corrida, por menor que seja a distância inclusive.

Então é fundamental que o corredor, em especial o que sofre com dores nos joelhos, faça um trabalho de fortalecimento muscular. É interessante procurar treinos de musculação para corredores, que vão ajudar a fortalecer todos os membros fundamentais para o corredor.

A corrida é como qualquer esporte e depende das boas condições físicas do atleta para ser bem desempenhada. E para isso nada melhor do que investir num treino para fortalecimento da musculatura do corredor.

Posso Tomar Anti-Inflamatórios Tranquilamente?

Quem já fez academia sabe como é complicado conviver com as dores nos primeiros dias e até mesmo nas primeiras semanas; sendo bastante comum recorrer a relaxantes musculares e anti-inflamatórios nesses casos.

E a grande questão não é se medicar, mesmo que seja algo prescrito por algum especialista. O que deve ficar atento é que ao tomar medicamentos pode estar mascarando ou simplesmente escondendo o real impacto dos exercícios, e isso pode inclusive lhe prejudicar.

Por exemplo, se estiver sentindo dores após um treino, ao tomar algum medicamento vai conseguir realizar novos treinamentos, mas na verdade sua musculatura não está totalmente recuperada (este o real motivo das dores).

Ou seja, ao se anestesiar estará forçando seu corpo além do que deveria ou suportaria normalmente. Então é importante analisar bem, principalmente porque dores podem ser sinais de que está treinando incorretamente, e pode acabar não percebendo por estar se medicando.

Cuidados Para Evitar Dores Nos Joelhos

Confira alguns cuidados que pode adotar para evitar as dores nos joelhos e inclusive não deixar que atrapalhem o seu dia a dia.

Faça Alongamentos: não apenas antes e depois dos treinos; mas durante o dia mesmo, antes de sair de casa e durante o trabalho. Falando em trabalho, cuidado com a postura e tente fazer pequenos intervalos para alongar.

Cuide da Alimentação: é fundamental que o atleta saiba quais são os alimentos ideais para corredores e como aplicar os mesmos na sua dieta.

Aplique Gelo e Use Uma Proteção: se não teve como e acabou se lesionando, pode fazer aplicações com uma bolsa de gelo; além de usar um tensor no joelho. (Já falamos sobre os anti-inflamatórios, que deve ser uma decisão do corredor.)

Descanse: mesmo sendo o cuidado mais simples, ainda tem gente que não consegue fazer. O descanso é fundamental para qualquer atleta que deseja se recuperar e evitar lesões, portanto inclua descansos no seu calendário de treinos.

Não Adianta Correr, Se Você Não Sabe Como!

Se perguntar para um coaching ou personal trainer qual o principal motivo para tantos corredores terem lesões nos joelhos é provável que a grande maioria lhe responda: não saber treinar corretamente.

A praticidade e comodidade para começar a fazer corridas faz com que muitos comecem a correr sem ter a mínima noção sobre o esporte. Daí não aprendem fundamentos importantes como controle da respiração, além de outros cuidados. Desta forma, acabam colecionando lesões que podem acontecer por diversos motivos.

Se pretende começar a correr, mas ainda não entende os principais fundamentos, confira o FatorX Corridas; material com muitas informações para corredores de rua.

E aí, convive com as tão indesejadas dores no joelhos? Então diga para a gente qual o tipo de tratamento que escolheu para conseguir realizar as suas corridas. Compartilhe sua experiência com outros corredores deixando o seu comentário.

5/5 - (1 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*