Dores no Joelho: Como Evitar, Tratar e Até Eliminar de Vez!

Dores no Joelho: Como Evitar, Tratar e Até Eliminar de Vez!
Dores no Joelho: Como Evitar, Tratar e Até Eliminar de Vez!
5 (100%) 2 votos

Normalmente associadas às práticas esportivas, as dores nos joelhos também podem acontecer por excesso de peso ou desgaste nas articulações. Quem precisa conviver com o problema diariamente sabe como é complicado, mesmo sem realizar nenhuma atividade física, sentir dores que atrapalham até o simples caminhar. E a questão é que o problema tende a ir piorando com o tempo, indicando algo mais grave como rompimento dos ligamentos. Então ao sentir os sintomas é extremamente indicado procurar por um tratamento.

Comece a Correr!

Se estiver sofrendo com dores nos joelhos confira quais podem ser os motivos, os tipos mais comuns e quais os tratamentos que podem ser adotados para aliviar sua situação.

O Que Pode Causar Dor no Joelho?

Apesar de ser tão comum, a grande maioria das dores nos joelhos não são graves e podem ser tratadas com certa facilidade. Tudo que precisa é descobrir a causa de seu problema. O excesso de peso acompanhado de sedentarismo é um dos principais motivos. A notícia boa para quem está neste quadro é que com um tratamento caseiro simples consegue emagrecer e ainda fortalecer os joelhos.

Quem realiza atividades físicas também está propenso a sofrer com dores nos joelhos, muito pelo impacto dos exercícios ou a alta exigência de performance. Se jogadores de futebol, de nível profissional e que treinam constantemente, sofrem com dores nos joelhos, aqueles que jogam apenas nos finais de semana, mal fazendo um aquecimento, também podem sofrer com problemas, sem contar o risco de romper ligamentos. Então é sempre importante ficar atento no caso de se sentir incomodado após suas atividades físicas.

Outro grupo que está entre os propensos a terem dores nos joelhos são os corredores. Neste caso é simples entender os motivos, já que precisam realizar corridas de diversos tipos e que exigem bastante dos joelhos. Além de acessórios apropriados o corredor precisa ficar atento e, se for o caso, realizar treinos específicos para fortalecimento e regeneração dos músculos.

Nas academias quem mais sofre com dores nos joelhos são adeptos de aulas de dança, como a Zumba. Toda modalidade de fit dance conta com pessoas que sofrem por não focarem em atividades que reforcem a musculatura, o que pode levar a lesões. E ainda tem os casos mais complicados, que são de pessoas apaixonadas por dançar, mas por problemas nos joelhos são impedidas de realizar as aulas para não continuar acelerando o desgaste e aumentando as dores.

Todas estas questões podem causar dores nos joelhos, mas como dito todas podem ser tratadas. A primeira indicação é de treinos sem ou com baixíssimo impacto, que não exigem do joelho. Mas antes de saber como fazer isso confira alguns dos tipos de dores nos joelhos e entenda como pode acontecer.

Dores no Joelho: Como Evitar, Tratar e Até Eliminar de Vez!

Tipos de Dores Nos Joelhos

  • Dor no Joelho ao Acordar: esta dor normalmente é causada por um tipo de artrite na articulação e vai se desfazendo ao movimentar-se.
  • Dor no Joelho Depois de Correr: normalmente uma dor na lateral do joelho, pode acontecer por motivos mais simples, como falta de alongamento; até motivos mais graves como lesões no menisco ou no ligamento lateral.
  • Dor no Joelho ao Agachar: o desgaste da articulação pode ser o motivo para estar sentindo dores ao agachar.
  • Dor no Joelho Por Ficar Muito Tempo em Pé: quem precisa trabalhar o dia inteiro em pé pode sofrer com dores causadas por artrose, que dificultam inclusive o caminhar.
  • Dores no Joelho ao Subir ou Descer Escadas: outra dor que pode ser causada por artrose e outras lesões. Normalmente os sintomas são sentidos ao esticar ou dobrar as pernas.

São diversos os tipos de dores nos joelhos, em que os sintomas podem ser sentidos nas partes internas ou laterais dos joelhos; além da parte frontal ou de trás. E da mesma forma diversos são os motivos para causar as dores, desde uma simples pancada até o rompimento de ligamentos. Sem contar rupturas e doenças que atacam diretamente nas articulações. Então é sempre recomendado procurar um profissional para uma consulta, realizando um raio-x e outros procedimentos.

Sintomas de Dores Nos Joelhos

Os inchaços são o sintoma mais comum quando uma pessoa sofre com dores nos joelhos, sendo o principal indício de que algo está errado. Quem sentir desconfortos deve ficar atento nos dois sentidos, ou por estar levando uma vida muito ativa, o que leva a contusões; ou por estar sendo muito sedentário, que um simples levantar da cama pode ser um problema. A primeira situação normalmente está ligada aos mais jovens; já a segunda está ligada àquelas pessoas que passaram dos 40 anos e que nem sempre levam hábitos saudáveis.

Primeiros Cuidados Com Uma Compressa ou Proteção no Joelho

No caso de estar sentindo algum dos sintomas confira como realizar os primeiros cuidados com uma compressa.

Compressa Com Água Quente ou Fria, Qual a Melhor Opção?

Com certeza já presenciou um jogador de futebol com uma compressa de gelo após precisar ser substituído. Isto acontece porque o gelo é indicado no caso de pancadas. Mas também poderia ser uma compressa com água quente, que é indicada para o relaxamento muscular.

Então vai depender do seu caso, sendo que nas duas situações é indicado deixar por uns 15 minutos para sentir os efeitos do tratamento com compressa. E, claro, a quantidade de vezes por dia aplicando a compressa também depende de seu quadro ou tipo de tratamento.

Como Melhorar as Dores Nos Joelhos

Finalmente chegamos na melhor parte deste artigo, que é para ilustrar o que pode fazer para melhorar as dores nos joelhos. Bem, depois de ver as causas, os tipos de dores e sofrimentos, podemos indicar os treinos com exercícios específicos para dores nos joelhos, que são aqueles de nenhum ou baixo impacto.

Claro que em casos mais sérios, como infecções, será preciso o uso inclusive de medicamentos. Mas estes treinos não contam com contraindicações e são inclusive recomendados por médicos como complemento do tratamento, especialmente nos casos de quem está acima do peso e precisa emagrecer para eliminar as dores nos joelhos.

Estes treinos servem como modo de fortalecimento dos joelhos, além de serem um método anti-inflamatório. Isto quer dizer que agem diretamente na resolução do problema das dores e desconfortos.

Concluindo

Infelizmente muitas pessoas precisam conviver diariamente com o problema de dores nos joelhos, mas não é o fim do mundo, já que consegue tratar desde que entenda os motivos e ainda existem métodos simples para o tratamento, basta ter um pouco de disciplina.

E você, sofre com algum tipo de dor no joelho? Diga para gente como vem sendo sua rotina, se consegue realizar suas atividades diárias normalmente ou qual o tipo de tratamento está realizando. Compartilhe sua experiência e conhecimentos com outras pessoas que sentem dores nos joelhos.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*