Confira a Dieta Low Carb

Confira a Dieta Low Carb

Impulsionadas pela vaidade e preocupação com a boa forma, muitas pessoas têm procurado por novas dietas e programas de emagrecimento.

Ao analisarmos todas as possibilidades para reduzir algumas medidas, encontramos uma grande variedade de dietas para redução de gordura, emagrecimento rápido e outros programas semelhantes. É o caso da dieta low carb, que analisaremos melhor a seguir.

A principal característica da dieta low carb é o teor reduzido de carboidratos em seus programas, mas sem deixar de consumir definitivamente.

Com várias possibilidades e combinações, a dieta low carb pode ser totalmente benéfica para a saúde, desde que tenha o acompanhamento adequado.

A supervisão do profissional é importante não apenas para que se atinja o objetivo proposto, mas porque quando uma dieta é realizada de forma incorreta poderá apresentar algum tipo de prejuízo para o corpo, como aumento de risco cardiovascular, tendência à gota e problemas intestinais. Daí a importância do acompanhamento.

A dieta low carb promove, além do pretendido emagrecimento, a prevenção das doenças cardiovasculares e inflamatórias, com uma redução de colesterol ruim e triglicerídeos sanguíneos. Tudo isso é realizado sem causar danos ao sistema imunológico e aceleração do envelhecimento corporal.

Aos poucos, o praticante da dieta low carb vai emagrecendo sem prejuízos para a massa corporal e sem envelhecimento precoce.

O principal objetivo da dieta low carb é conseguir a redução de peso e gordura localizada, além do controle dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, propondo também o controle do diabetes.

Em alguns casos, a dieta low carb poderá ser recomendada para alguns praticantes de musculação, desde que sejam observadas as devidas recomendações.

Confira a Dieta Low Carb

Alimentação Low Carb

Já sabemos que o número de carboidratos será reduzido na dieta low carb, mas não será excluído. A única recomendação em termos de alimentação é que você respeite a quantidade que será consumida, além da qualidade.

A elaboração de um cardápio da dieta vai levar em consideração a carga glicêmica (CG) dos alimentos. Ela é responsável por mostrar a quantidade de açúcar que será absorvida pelo organismo após o consumo de determinados alimentos.

Já as proteínas devem ser ingeridas em maior quantidade. Isso vai promover o aumento da taxa metabólica basal, o que vai colaborar e muito para o emagrecimento. Os alimentos ricos em proteínas indicadas para realizar a dieta low carb são atum, salmão, peito de frango, ovos caipiras e a carne bovina, desde que seja magra e em pouca quantidade.

As gorduras serão incluídas como incremento, contribuindo para o controle do colesterol no sangue. Você poderá comer castanhas, azeite de oliva extravirgem, nozes, amêndoas, abacate, peixes gordurosos como a sardinha, semente de linhaça e de abóbora e óleo de girassol.

Você também deverá consumir de 25 a 30 gramas de fibra por dia. Elas estão presentes na ervilha, feijão, lentilhas, arroz integral, farelo de trigo e couve.

Na dieta low carb não é recomendado o consumo de gorduras saturadas, doces e açúcares.

Dieta Low Carb

Confira um cardápio semanal de consumo para a dieta low carb, com a lista dos alimentos que serão consumidos no café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Café da manhã: iogurte desnatado com uma colher de sopa de aveia e uva passa, um copo de suco de laranja (200ml) batido com kiwi.

Lanche da manhã: um copo de 300ml de suco de abacaxi com hortelã.

Almoço: uma porção de legumes no vapor, mais quatro colheres de sopa de carne moída refogada, mais três colheres de sopa de arroz integral.

Lanche: uma banana média assada com canela e uma colher de chá de mel.

Jantar: uma sobrecoxa de frango cozida e uma batata média cozida.

Ceia: uma taça de salada de frutas.

A dieta do low carb deverá ter, além de acompanhamento profissional, uma adaptação adequada para cada tipo de objetivo e exercício, com frequência e horários personalizados.

Pessoas portadoras de enfermidades e insuficiência renal deverão realizar exames laboratoriais antes de iniciar a dieta por conta própria.

Gostou e vai seguir com uma dieta low carb, ou vai dar preferência para outra dieta? Deixe um comentário e compartilhe com outras pessoas que podem estar no mesmo processo que você.

Para outras publicações e dicas de como manter-se na dieta continue no Blog Fitness Brasil, o seu Guia Fitness.

5/5 - (2 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*