Dicas Para Criar Um Grupo de Corrida

Dicas Para Criar Um Grupo de Corrida
5 (100%) 4 votos

Os atletas que preferem correr sozinhos perdem uma série de benefícios proporcionados por um grupo de corrida. Quem está começando a participar de competições e circuitos percebe como este detalhe pode fazer a diferença no seu desempenho final. Porém, nem sempre será fácil encontrar outros corredores para correr com você. Para ajudar nesta tarefa vamos dar algumas dicas de como organizar o seu grupo de corrida e ainda convencer outras pessoas realizando algumas ações simples.

Como Funciona um Grupo de Corridas

Comece a Correr!

Um grupo de corridas não vai ser muito diferente de alguma equipe ou clube esportivo. O associado ou atleta vai ter acesso a algumas ferramentas, materiais, equipamentos, entre outros benefícios; podendo usufruir das vantagens de participar de um clube formado por outras pessoas com os mesmos objetivos. Isto obviamente vai auxiliar e condicionar o corredor a melhorar seu estilo de corrida, ganhando em motivação nos treinos.

E o grupo (ou clube) fica responsável por organizar tudo para garantir que seus atletas (ou associados) possam ter o melhor tratamento, o que vai motivar à inscrição e manutenção no grupo de corridas. Além disso, os responsáveis pelo grupo devem organizar e gerenciar os benefícios que serão oferecidos, isto normalmente é feito criando parcerias com empresas voltadas para corredores.

Como Organizar um Grupo de Corridas

Como Organizar um Grupo de Corridas

Todo grupo de corridas que deseja ser bem-sucedido deve como primeira atitude criar regras, pois são o primeiro passo para organizar tudo que envolve o grupo e seus corredores. Outro ponto é estabelecer check ups na equipe regularmente. Isto é importante para acompanhar a evolução de todos os membros.

O grupo deve acompanhar e se envolver ao máximo com o calendário de corridas de rua, inclusive monitorando provas que vão acontecer fora da cidade onde estiver situado; já que é comum que atletas treinem para provas maiores, que atraem inclusive corredores de outros países, e que acontecem nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo.

Fomentar parcerias relacionadas a equipamentos esportivos, nutrição, centros fitness, cuidados médicos, entre outros benefícios e vantagens para os corredores também é fundamental para um grupo de corridas se destacar de outros e inclusive se manter.

Como Treinar um Grupo de Corridas

Como Treinar um Grupo de Corridas

Como é possível ter vários especialistas em provas (longas ou curtas) também é possível ter especialistas em determinado tipo de público, que pode envolver sexo ou características físicas. De qualquer forma, para treinar um grupo é fundamental que um profissional de educação física fique por conta de toda assessoria (ou coordenação) no momento da elaboração dos treinos.

E não basta conhecer de corridas, os treinadores também precisam entender de motivação em equipe e como manter todos os membros do grupo interessados e focados com os seus objetivos e metas pessoais; que são as suas verdadeiras conquistas. É para isto que se inscrevem em grupos de corridas: bater recordes pessoais!

Dicas Para Criar Um Grupo de Corrida

Porque Criar um Grupo de Corridas?

Vai depender um pouco de cada pessoa, mas existem ótimos motivos para correr em grupo.

Maior Engajamento

Num grupo de corrida os treinos são organizados e determinados previamente. Portanto, fica mais difícil o participante faltar e posteriormente desistir. Muitos se sentem motivados a mudar a alimentação e aumentar sua dedicação depois que começam a participar de algum grupo de corrida. Por fim o corredor cria um senso de compromisso com a equipe, o que resulta num maior engajamento com as corridas de modo geral.

Melhora da Performance

Seus treinos vão ganhar em qualidade que será percebida no seu desempenho na realização de suas corridas. Naturalmente seu corpo e seus músculos vão ganhando um melhor condicionamento físico. Isto é ótimo para quem está querendo reduzir seu tempo e desenvolver sua capacidade de corrida.

Convencendo Quem Está Parado

A maior vontade de quem está correndo é convidar pessoas com quem tem maior afinidade, pois garante uma sintonia e aumenta a possibilidade de dar certo. No início do seu papo para convencer uma pessoa que está parada cite alguns dos benefícios de correr:

  • Correr é um esporte leve e de baixo impacto.
  • É excelente para acabar com a sedentariedade.
  • Seu corpo sente o prazer da liberação de endorfinas.
  • Você colhe os benefícios na sua vida profissional também.

No final não deixe de mencionar o principal detalhe de correr em grupo que é diminuir o risco de se entediar e as chances de desistência.

Correr em grupo também permite socializar com familiares e amigos mais distantes. Usar este motivo de estar sempre mantendo contato também é uma boa dica para convencer pessoas a criar um grupo de corrida.

Criando Seu Grupo de Corridas

O segredo de um grupo de corrida de sucesso está na sua organização. Mesmo o grupo sendo pequeno e contando com poucos participantes, convoque reuniões rápidas para trocar ideias e discutir sobre os locais de treino, próximos eventos e corridas, além de assuntos relacionados. Ter planilhas eletrônicas para anotações e histórico dos treinos também é importante.

Se o grupo prosperar e atrair muitos corredores considere criar uma espécie de conselho, dando responsabilidades e tarefas para os principais membros. Isto garante que o grupo permaneça unido e engajado. Para facilitar a organização da agenda de corridas e o compartilhamento de conteúdos, utilize as redes sociais (Facebook) ou o smartphone (WhatsApp). Esta é uma boa dica para organizar o material e facilitar para consultas posteriores.

Como Registrar um Grupo de Corridas

Se quiser realmente ter o seu grupo de corridas registrado, pode seguir as mesmas orientações de um clube, que vai contar com conselhos administrativos e que vão ajudar a manter tudo funcionando nos conformes. Dentro desta organização é necessário incluir as questões financeiras e legais, como qualquer empresa. Então, no caso de precisar, busque algum tipo de assessoria para auxiliar o seu grupo de corridas e manter o mesmo funcionando em perfeita conformidade.

Assessoria Para Grupos de Corrida

Assim como o grupo deve fomentar parcerias é bem interessante procurar por outras empresas que podem auxiliar na promoção e divulgação de sua marca. Um ótimo exemplo é procurar uma consultoria de marketing digital para clubes, academias e profissionais fitness para desenvolver e gerenciar a presença online do grupo de corridas. Este tipo de assessoria pode auxiliar o seu grupo a criar um blog para corredores, por exemplo.

Com uma consultoria pode ter auxílio para desenvolver um blog para divulgação do grupo de corridas, que é uma ótima estratégia para atrair corredores e até investidores. Uma vez que, quando é bem elaborado, funciona como canal para assuntos relacionados às parcerias e patrocínios, que podem se transformar em fonte de renda para o grupo! E a plataforma ainda pode ser preparada para organizar os treinos e materiais para os membros do grupo.

Ou seja, uma assessoria esportiva pode ajudar não apenas a desenvolver seu planejamento com estratégias de marketing e divulgação, mas também como fazer para atrair e conquistar mais clientes e parceiros, o que garante um retorno financeiro e com certeza reflete nos resultados de seus corredores.

Camisetas Para Grupo de Corridas

Talvez não saiba, mas um grupo de corridas tem uma movimentação muito grande em termos de uniformes, kits ou simplesmente camisetas. Realizar parcerias com empresas de confecção de camisetas esportivas é bem legal! Esta é uma ótima oportunidade para atrair e conquistar patrocínios inclusive, oferecendo as camisetas como parte do mídia kit do grupo de corridas.

Aplicativos e Acessórios Para Corridas

Os aplicativos de corrida são ótimos para gravar os treinos e também aumentar o engajamento dos atletas do grupo. Podem testar e discutir sobre qual o melhor aplicativo para todos os membros utilizarem. Além dos aplicativos o grupo de corridas pode criar a lista de acessórios fitness recomendados, incluindo dicas de como utilizar de modo que consigam melhorar a performance em seus treinos e provas.

E Que Tal Participar de um Grupo de Corridas?

Depois de tantas informações de como montar um grupo de corridas talvez só falta indicar a experiência de realmente participar de um. E pode fazer isto agora mesmo! O Blog Fitness recomenda o Movimento Bora Correr, que é gratuito, totalmente online e você pode começar imediatamente. É bacana para entender o funcionamento de um grupo e principalmente ver histórias de sucesso, com pessoas normais que venceram sedentarismo, obesidade e outras complicações e hoje são exemplos de atletas que conseguem correr até maratonas completas!

Confira todas as informações sobre o Bora Correr, e saiba as vantagens de participar deste grupo formado por verdadeiros campeões.

Mantendo a Saúde do Grupo de Corredores

O Blog Fitness lembra, pois nunca é demais, de que é preciso promover a realização de exames periódicos com os membros do grupo. O corredor pode colher diversos benefícios se inscrevendo num grupo de corrida, como melhorar seu desempenho, mas deve ficar atento e ter cuidado para não exagerar e acabar tendo problemas físicos (lesões) e de saúde.

Cuidados com a alimentação antes e depois das corridas também são fundamentais. Então os líderes do grupo devem procurar por apoio de nutricionistas para indicar dietas e o que fazer para realizar uma alimentação fitness indicada para corredores.

É isso, continue lendo as publicações do Blog Fitness para conferir mais dicas e conteúdos para corredores. Ah, participe deixando seu comentário nas postagens.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

5 Comentário

  1. Dicas Para Criar Um Grupo de Corrida | Blog Fitness Curso de Pilates para Acabar com Seus Problemas de Coluna de Vez! Acabe de Vez com Hérnias, Posturas Incorretas, Patologias, TFT e Muitos Bônus!

  2. Dicas Para Criar Um Grupo de Corrida | Blog Fitness Aprenda a criar um aplicativo profissional e personalizado para o seu negócio de forma rápida, fácil e simples. Tudo isso sem precisar de conhecimentos técnicos, o app é feito em tempo real em um painel intuitivo com suporte total!

  3. Adorei o post mas ainda tenho uma duvida.não precisa de registro oficial ou algum tipo de documento para se i escrever em corridas como equipe??

    • Olá! Isso vai depender da organização da corrida, mas no geral não é preciso nenhuma documentação especial. Basta inscrever o grupo todo de uma vez.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Comece a Correr! Veja 7 Dicas Para Ser um Corredor | Blog Fitness
  2. Pistas de Corrida em BH - Guia Para Corredores | Blog Fitness

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*