18 Dicas Para Conseguir Dar a Volta na Corrida da Pampulha

Dicas Para Conseguir Dar a Volta na Corrida da Pampulha
18 Dicas Para Conseguir Dar a Volta na Corrida da Pampulha
5 (100%) 2 votos

A corrida mais tradicional da capital mineira desperta o interesse de corredores de todos os lugares que são atraídos pelo charme de dar a volta nos 18 km da Lagoa da Pampulha, o que já garante uma experiência visual bastante agradável. E ainda tem o grande desafio de correr uma distância que não é para qualquer um.

Comece a Correr!

Mas quem deseja completar a Volta Internacional da Pampulha precisa estar muito bem preparado! E foi para isso que o Blog Fitness resolveu selecionar algumas dicas poderosas para ter sucesso e completar todo o trajeto da prova da melhor maneira possível. Confira!

Estabeleça a Sua Meta

Como dizem não existe objetivo se não houver uma meta. É fundamental que você tenha a sua meta pessoal se quiser completar todo o percurso da corrida da Pampulha. Por mais que estamos falando de 18 km e completar a prova já é um feito e tanto, ter uma meta é a base que o corredor precisa para ganhar em motivação.

Ter uma meta é fundamental para o desenvolvimento dos seus treinos. No monitoramento consegue analisar e definir o que é necessário fazer para conquistar os seus objetivos. E isto serve para estar sempre melhorando e evoluindo nas suas corridas!

Treine Corretamente

Para começar deve gravar todos os seus treinos, numa planilha ou aplicativo de corridas, o que é importante para registrar sua evolução. E é fundamental que o corredor treine conforme lhe foi prescrito. Nada de desanimar em dias frios ou chuvosos. Siga as instruções de seu orientador e realize todos os seus treinos, especialmente os que forem na própria Lagoa da Pampulha. No momento de preparar o seu plano de corridas tente configurar de modo que não atrapalhe sua rotina.

Dicas Para Conseguir Dar a Volta na Corrida da Pampulha

Reforce o Treino de Musculação

Para completar uma prova como a Volta Internacional da Pampulha um dos principais fatores é a sua capacidade de resistência para suportar os 18 km do percurso. Então, mesmo que não acredite ser necessário, inclua treinos de musculação no seu planejamento, nem que seja check ups para conferir como está sua força nas pernas.

Prepare Sua Estratégia

Pode ter certeza que quem chega na frente é porque desde o início tinha uma estratégia a ser seguida. Um dos maiores erros que você pode cometer é chegar para realizar uma corrida sem nenhum tipo de plano do que irá desempenhar durante todo o percurso.

Caso seja sua primeira participação na corrida da Volta Internacional da Pampulha e não saiba bem como pode ser a sua estratégia, tente pensar em algo simples de ser executado. O importante é chegar no local sabendo o que vai fazer!

Evento Lagoa da Pampulha

Tenha Cuidado Com a Logística

Sempre podem surgir imprevistos nos dias próximos à corrida. Inclusive, no dia do evento a região da Pampulha pode estar tumultuada. Então faça uma pequena anotação com o que precisa ser feito para evitar problemas com a sua preparação e deslocamento para o local no dia da corrida.

Crie um Checklist

Para não se esquecer de nada, faça um checklist! Esta ainda é a maneira mais simples de garantir o sucesso de qualquer projeto, inclusive pela tranquilidade proporcionada de não ficar pensando se está esquecendo algo.

Faça um Reconhecimento da Pista

Se já realiza corridas na Lagoa da Pampulha pode achar esta dica um pouco irrelevante, mas no caso de não realizar treinos no local regularmente não deixe de fazer (nem que seja breve) um reconhecimento nos dias que antecedem o evento, pois pode ser útil para perceber detalhes que podem fazer a diferença durante a sua corrida.

Pista Corrida Lagoa da Pampulha

Durma Com Qualidade Para Descansar Bem

Corpo e mente descansados são essenciais para conseguir realizar a corrida da Volta Internacional da Pampulha com tranquilidade e sem problemas físicos. Faça o possível para evitar estresse e problemas que podem atrapalhar o seu sono no dia anterior à prova.

Utilize os Acessórios Certos

É importante que selecione os melhores acessórios fitness para correr por todo o percurso da corrida da Pampulha com qualidade. Já que um simples par de meia que não seja adequado pode ser o suficiente para causar desconfortos durante a prova, prepare-se e garanta que vai utilizar os melhores acessórios na corrida.

Tipos de Amortecedores em Tênis de Corrida

Não Corra Com um Tênis Novo!

Devido ao longo percurso, alguns corredores resolvem aposentar o tênis que vêm utilizando por outro mais novo, com a ideia de que o mesmo não está 100% para aguentar a prova completa. Porém, um par de tênis novos leva um tempo até lacear e ficar realmente confortável nos seus pés. Por isso não é recomendado correr com um tênis que acabou de comprar.

De qualquer forma, o Blog Fitness já preparou um material para que você saiba como escolher um tênis de corrida. Vale a pena conferir se não souber ao certo qual o modelo ideal para o seu estilo.

Siga Com a Alimentação Indicada Para Corredores

Uma das coisas que mais frisamos é a importância de seguir uma alimentação adequada para quem realiza atividades físicas. E para quem vai dar a volta na Lagoa da Pampulha não seria diferente. Cuidado com o que for se alimentar inclusive dias antes da corrida. Jamais coma ou experimente algo que nunca comeu as vésperas da prova.

Se quiser uma força confira quais são os alimentos indicados para corredores e saiba como aplicar os mesmos na sua dieta.

Chegue o Mais Cedo Possível

Que chegar cedo é bom você já sabe; mas aqui queremos reforçar todos os pontos que são essenciais para isso como dormir cedo, ter tudo pronto através de um checklist, pensar na logística e outros detalhes. E o principal de chegar cedo é revisar e pensar em como realizar sua estratégia. Quem chega mais cedo consegue mais insights e dicas do que pode acontecer durante a corrida!

Vá ao Banheiro Antes da Prova

Estamos falando de algumas horas de corrida, e ter vontade de ir ao banheiro durante a prova pode acabar com todo o seu planejamento, e você terá que conviver com a frustração de ter que esperar mais um ano por uma nova oportunidade de correr novamente na Volta Internacional da Pampulha. Então, para evitar apertos e problemas de ansiedade, mesmo que não esteja com vontade, vá ao banheiro antes do começo da prova! Normalmente a organização oferece uma boa estrutura e não existem motivos para que o corredor deixe para depois.

Estádio Mineirão Lagoa da Pampulha

Desperte e Mantenha o Foco

Como o ambiente é agradável, já que encontramos não apenas outras pessoas com os mesmos objetivos, mas também amigos e pessoas próximas, pode acontecer de perdermos um pouco o foco necessário antes da corrida. Portanto tenha cuidado e tente seguir focado desde o início. Se for o caso, tire alguns minutos antes da prova apenas para concentração.

Fique Esperto na Largada

Passou meses se preparando para o grande momento de finalmente realizar o prazer de correr e disputar a prova da Volta Internacional da Pampulha. Mas tudo pode ser em vão se no momento da largada você vacilar.

Os corredores mais experientes já sabem que a melhor estratégia para o momento da largada é saber se colocar para evitar os tumultos que acontecem no início da corrida. Fique atento para que sua largada seja a melhor possível.

Faça Uma Boa Hidratação

Uma boa dica é deixar para se hidratar somente depois de alguns quilômetros, pois além dos primeiros postos normalmente estarem mais lotados, estas paradas costumam tirar um pouco da concentração. Enfim, tente aguardar o máximo possível para fazer uma hidratação inclusive mais adequada (quando estiver realmente precisando!).

Guarde Seu Potencial Para o Final

Tudo que citamos até aqui como ter metas e principalmente a importância de uma estratégia serve, entre outras coisas, para logo nos primeiros metros de corrida não ficar pensando no quanto falta para acabar, criando uma ansiedade desnecessária. Então inclua no seu planejamento um resguardo nas primeiras etapas da prova. Como já dissemos o início do percurso é normalmente tumultuado e não vale a pena ir com tudo logo de cara. Guarde o máximo de suas energias para as etapas finais da prova.

Pista Volta Internacional da Pampulha

‘Corte Caminho’ Sempre Que Possível!

Talvez não tenha percebido, mas basicamente apresentamos aqui um checklist para você se preparar para a corrida da Volta Internacional da Pampulha. Tudo com a intenção de conseguir reduzir o seu tempo.

E quando falamos do reconhecimento um dos objetivos era justamente este de conhecer ou marcar os melhores atalhos durante o percurso. Numa corrida com um total de 18 km tudo que conseguir fazer para “encurtar” o caminho será muito bem-vindo!

Dicas Bônus: Aprenda Com a Sua Corrida

Não importa se você fez a melhor corrida de sua vida, você sempre poderá melhorar e baixar o seu tempo! Então sempre tente levar aprendizados de tudo que acontecer com você durante a corrida da Volta Internacional da Pampulha. São detalhes como esse que fazem você melhorar como atleta.

E esta é uma tarefa muito simples de se fazer. Após a prova faça um registro em vídeo contando a sua experiência e quais podem ser as suas metas para a sua próxima participação (ou participações).

Dicas Bônus: Entre Para um Grupo de Corridas

Esta seria nossa primeira dica, mas resolvemos focar no corredor e listar dicas mais pessoais, acreditando que o inscrito num grupo de corridas provavelmente já recebe suporte e já aplica muito do que indicamos aqui. Enfim, no caso de ainda não participar de nenhum grupo de corredores recomendamos que procure um para se inscrever.

Com certeza deve encontrar algum interessante na sua cidade, mas existe inclusive a possibilidade de montar o seu grupo de corrida! Isso mesmo, se estiver complicado pode ser o caso de você mesmo organizar um grupo de corredores. Os benefícios são diversos com certeza.

Para os que já tentaram e não conseguiram, existe a opção de entrar para um grupo de corridas online. Isso mesmo, você recebe todo o suporte e materiais necessários e basta apenas seguir com as instruções que lhe forem passadas. Para saber um pouco mais confira a página do Movimento Bora Correr, que conta com todas as informações sobre o programa.

O Blog Fitness espera que você faça uma excelente corrida e consiga atingir os seus objetivos. Se quiser pode compartilhar sua experiência com nossos leitores deixando seu comentário logo abaixo. Continue conosco para outras dicas sobre corridas.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*