Comece a Correr! Veja 7 Dicas Para Ser um Corredor

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Começar a correr não é difícil. A grande questão é saber como transformar as corridas em treinos de verdade e tornar-se um corredor! Muitos corredores amadores acabam perdendo o pique com o passar do tempo e o problema pode ser a falta de uma programação e alguns detalhes que irão lhe manter focado e empolgado com as corridas. Se tomou a decisão de começar a correr; ou então se acabou desanimando e abandonando o esporte confira as dicas que selecionamos.

Antes de começar com as dicas nunca é demais lembrar que só deve correr depois de consultar um médico cardiologista.

Escolha roupas e equipamentos adequados

É fundamental que o corredor utilize roupas, acessórios e tênis (principalmente) que são realmente apropriados. Muitos pegam o tênis mais velho, já com algum tempo de uso, acreditando que não irá fazer diferença. Porém, quando utiliza um tênis que não foi desenvolvido para corridas (ou que não esteja em boas condições) tem sua performance desfavorecida, prejudicando seus resultados. Sem contar que pode acabar se lesionando durante as corridas. Portanto, até para ganhar motivação, vale a pena investir em roupas e equipamentos que possam melhorar o seu desempenho durante as corridas.

Elabore sua rotina de treino

De acordo com sua agenda semanal, escolha os dias que são ideais para você fazer exercícios sem problemas. É importante tentar encaixar seus treinos dentro de sua rotina diária, independente do horário que achar melhor para correr. Falando em horário, de repente pode ser mais prático ter horários flexíveis. Por exemplo, dois dias da semana treina de manhã, outros dois treina à noite.

Para que seu planejamento dê certo e apresente resultados deve correr pelo menos umas três vezes por semana. Isto porque se correr apenas duas vezes terá um intervalo muito grande entre os treinos, o que pode desanimar.

Comece a Correr! Veja 7 Dicas Para Ser um Corredor

Corra em lugares abertos

Correr na esteira não deixa de ser uma opção (especialmente em épocas chuvosas!), mas tente sempre fazer corridas de rua. Enquanto numa esteira você “fica preso”; numa corrida de rua você exercita a mente, além de ter diversos cenários e opções diferentes. Isto é muito bom, pois reduz a possibilidade de enjoar por estar fazendo a mesma rotina sempre.

Outro ponto interessante deste tipo de treinamento é a possibilidade de simular os percursos das provas que poderá vir a participar. Quando começa a competir vai aprendendo alguns macetes durante as provas, daí a necessidade de desde o início treinar no ambiente real das competições.

E ainda existe a possibilidade de correr em parques ou regiões com belas paisagens e atmosfera que favorece as corridas

Aproveite do esporte para socializar

Muitos corredores perdem a motivação por não ter pelo menos um companheiro de treinos e corridas. Se estiver sentindo que este pode ser o seu caso tente convencer alguém que seja próximo a correr também! É agradável em dois sentidos. Primeiro porque tem alguém para distrair, trocar ideias e que está efetivamente participando com você. Depois porque pode criar uma competição saudável, ganhando em motivação para baixar o seu tempo, por exemplo.

E não existem limites de participantes. Hoje encontra aplicativos para quem faz corridas que auxiliam inclusive na criação de grupos de corridas. Vale a pena conferir para ir além um pouco das competições.

Saiba os seus limites

Um passo super importante para não ter traumas ou problemas é correr de acordo com o seu condicionamento físico. Nunca tente ir além do que você suporta, pois evita lesões e dores que poderão prejudicar as suas corridas. Quando cria este ‘respeito’ pelo corpo evita de treinar incorretamente, melhorando seu desempenho e ganhando motivação para continuar aprimorando suas corridas. Ou seja, quando conhece o seu corpo abaixa o seu tempo no ritmo adequado.

Sempre faça uma alimentação apropriada

Pode não imaginar, mas sua dieta será a maior responsável pelos seus resultados. Tudo que consome irá refletir no seu corpo no durante seus treinamentos. Portanto, é fundamental que siga uma dieta especial para corredores se quiser bons resultados e manter-se motivado. Existem alguns guias sobre nutrição esportiva que podem ajudar bastante.

Tenha objetivos claros

A ideia é que você crie uma ou mais metas para ter motivação. Por exemplo, pode correr para perder peso, aumentar sua qualidade de vida, ter mais motivação no trabalho, entre outras coisas. E quando estabelece um objetivo ganha a motivação necessária para evitar pequenos males que podem lhe prejudicar, como alimentar-se mal.

Para completar, quando cria uma meta estabelece um prazo e como irá acompanhar a sua evolução. E isto é excelente para manter o foco nos seus resultados!

Dica extra:

O Blog Fitness preparou uma lista de músicas para quem deseja correr ou malhar. Pode ser um incentivo a mais para você que precisa de uma animação extra para correr. Confira e inclua na sua playlist nossa lista de músicas!

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