Dicas Para Aproveitar Melhor a Academia

Preparamos uma lista de dicas para quem vai começar a malhar ou já está malhando, mas está frustrado com os resultados ou a falta deles.

Se malhou por algum tempo e acabou desistindo, também pode conferir nossas dicas, pois podem fazer com que entenda o que houve e até mudar de ideia sobre frequentar uma academia.

Pois bem, confira o que pode fazer para aproveitar melhor suas atividades numa academia.

Defina Bem os Seus Objetivos

Um dos maiores vacilos de quem vai entrar numa academia é não saber o que realmente deseja. Muitos inclusive têm uma ideia errada sobre malhar e não conhecem os diferentes tipos de treino, como são elaborados e a que se destinam. Pense calmamente sendo realista sobre sua situação e o que realmente precisa melhorar no seu corpo.

Muitos que desejam ganhar massa muscular, por exemplo, já iniciam seus projetos fitness procurando por suplementos alimentares e todas as formas de ganhar músculos sem mesmo entender o verdadeiro sentido da hipertrofia.

Os que desejam emagrecer também costumam imaginar e ter um entendimento muito errado sobre perder peso. Fazem dietas malucas e malham freneticamente mesmo sem entender os motivos disto.

Então pense bem: Qual o seu objetivo e porque acha que frequentar uma academia é a solução? Isto serve para quando for fazer sua avaliação ou então para procurar um profissional fitness para lhe ajudar.

Dicas Para Aproveitar Melhor a Academia

Conheça o Seu Corpo

Podemos saber o que gostamos de comer ou quais alimentos nos fazem algum mal, mas será que conhecemos de verdade nosso organismo e entendemos como nosso corpo funciona?

Uma boa avaliação médica e uma consulta com um profissional nutricionista pode dizer muito sobre nós mesmos. É muito indicado que faça algum tipo de pré-avaliação sobre sua saúde antes de fazer matrícula numa academia, pois irá ajudar a conhecer melhor o seu corpo e o inclusive o que ele é capaz de suportar.

Prepare Seu Espírito

Definiu suas metas e já está por dentro do seu estado de saúde para malhar, então o próximo passo é entrar no clima.

Não adianta chegar na academia pensando em fazer os seus exercícios com pressa para sair o mais rápido dali. É preciso estar com disposição e se sentir confortável quando estiver malhando.

Para se preparar psicologicamente e ganhar animação, é interessante pensar nos benefícios que irá colher. Pense no aumento da sua qualidade de vida e como isto irá refletir na sua rotina, como maior disposição para realizar suas atividades diárias.

Entenda Que o Tempo é Seu Aliado

Criar uma urgência para seus objetivos é a pior coisa que você pode fazer. Seja qual for o seu objetivo, é certo que vai exigir tempo e dedicação.

Pode variar de acordo com a dificuldade de sua meta, mas não seja radical nas suas escolhas, para evitar frustrações.

O ideal é sempre pensar em médio prazo, para que sua adaptação seja tranquila e você possa colher os benefícios com maior facilidade.

Escolha o Melhor Horário Para Você

Nem sempre o tempo que nos sobra é aquele que gostaríamos para fazer exercícios. Se achar que o problema está no horário, tente fazer algo para ganhar flexibilidade durante o dia.

No trabalho, pode chegar antes para sair mais cedo, ou então pode ver a possibilidade de fazer um intervalo maior de almoço, além de chegar mais tarde para sair depois do horário. Uma solução pode ser encontrar uma academia perto do local de trabalho para ganhar tempo.

Faça Uma Alimentação Adequada

Entrou numa academia, começou a malhar, mas não segue uma dieta. Isto é péssimo, pois não é complicado fazer uma alimentação adequada e sem excessos.

É importante entender que a dieta é o primeiro passo para ter sucesso no seu projeto. O Blog Fitness Brasil já comentou e publicou sobre profissionais e guias de alimentação fitness. Não deixe de conferir se ainda não tiver adotado uma dieta apropriada.

Não Perca o Foco Durante os Treinos

Quem malha naquela academia do bairro provavelmente irá encontrar com vizinhos ou conhecidos durante seu treino. É legal bater um papo para descontrair, mas não pode fazer desta uma conversa de boteco onde fica por horas.

Se durante o seu treino sentir que deve descansar ou algo assim, tente usar este tempo para conversar. Isto é bacana inclusive para que realize suas séries sem interrupções.

Toda academia possui distrações como televisores exibindo uma programação que pode lhe chamar atenção. Pode até dar uma pausa para espiar, mas tente fazer isso no seu intervalo. É muito importante que evite distrações durante as suas séries para ter mais sucesso.

Faça os Exercícios Corretamente

Já falamos da importância de entender o seu tempo e não ter pressa por resultados. Muitos puxam mais do que aguentam ou criam formas malucas de fazer seus exercícios (fazendo como acham melhor) e isso reflete na hora da sua avaliação.

Quando passar sua ficha com o instrutor da academia preste bastante atenção em como fazer os exercícios. Sempre que tiver algum tipo de dificuldade peça ajuda, pois os instrutores servem basicamente para isso.

Outro ponto muito importante é o posicionamento de seu corpo e dos seus membros durante os exercícios. Fique atento à sua postura e ao local onde segura ou faz uso dos aparelhos, pois a posição das mãos, pés e demais partes do corpo são fundamentais para ter resultados de verdade.

Não deixe de respeitar as pausas entre os exercícios corretamente, pois serve inclusive para evitar lesões que podem lhe prejudicar.

Ouça Mais Música!

O Blog Fitness Brasil já listou algumas dicas de músicas numa super playlist para quem vai correr ou malhar. Ouvir música faz muito bem, pois anima e dá disposição. Então prepare uma boa lista de músicas para ouvir antes, durante e até após os treinos.

Use Roupas e Acessórios Adequados

É sempre bom lembrar de que se deve utilizar roupas adequadas para ter um desempenho satisfatório. Vale muito a pena investir nos principais acessórios fitness para impulsionar os seus resultados.

Como Escolher Uma Boa Academia

Já sabe como aproveitar e melhorar seu desempenho, então agora vamos dar algumas dicas para que saiba como escolher uma academia.

Não é o valor da mensalidade, localização ou o tipo de pessoa que frequenta que irá definir a qualidade de uma academia.

Tudo se resume em uma palavra: profissionalismo. Qual o nível profissional dos instrutores, como é a estrutura do local e a qualidade dos aparelhos? Estes são os primeiros passos para escolher a melhor academia para você malhar.

Depois que conhecer a academia pode conversar com alunos ou amigos e conferir os seus depoimentos sobre o ambiente.

É isso. Tomara que tenha curtido as dicas e que consiga aproveitar melhor uma academia, mas no caso de chegar à conclusão de que não gosta de frequentar academias, mas ainda tem vontade de fazer exercícios, pode investir num programa fitness online, que possibilita realizar os exercícios em qualquer horário ou local.

Continue lendo as publicações do Blog Fitness Brasil para mais dicas sobre como levar um estilo de vida mais saudável. Se quiser, participe de nossos conteúdos deixando seu comentário.

5/5 - (4 reviews)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*