Dicas de Musculação Para Quem Está Começando

Começar uma atividade física não é tarefa das mais fáceis. É normal enrolar e adiar o início da nossa lista de compromissos e de muitos afazeres diários. Com a musculação não é diferente, e estamos sempre pretendendo começar uma malhação e quase sempre adiamos.

Pois bem, chegou a hora de escolher a academia que mais combina com você e dar início ao processo de construção muscular.

Quem está iniciando com a musculação deverá, antes de tudo, realizar uma avaliação médica para verificar se existe algum impedimento. Em seguida, o indivíduo fará uma avaliação com um fisioterapeuta para avaliar seu percentual de gordura, flexibilidade e algum tipo de predisposição para ter lesões.

5 Dicas de Musculação Para Quem Está Começando

Já na academia, o indivíduo deverá avaliar os exercícios propostos. Como os músculos não estão acostumados com os treinos, é importante que se faça uma comparação entre os mais fáceis e os mais difíceis, sempre priorizando os alongamentos, que deverão ser realizados antes e depois do treino.

O acompanhamento profissional também é imprescindível nesta etapa, tendo em vista que o seu instrutor deverá corrigir possíveis erros de execução. Na medida em que o corpo for se acostumando a eles, pode-se realizar um aumento gradual nos mesmos.

Com relação à sequência, os profissionais recomendam começar pelos grandes grupos musculares, como costas, coxas e peitoral; seguidos dos exercícios para os menores grupos, como panturrilhas, ombros, tríceps e bíceps.

É recomendado desenvolver primeiramente o tronco, o que irá colaborar para que se mantenha uma boa postura e estabilidade do corpo. E deve-se iniciar com 10 a 15 repetições em todos os exercícios, respeitando o tempo médio de descanso entre 45 e 60 segundos.

No mais, o indivíduo precisará seguir as recomendações básicas para qualquer atleta como dormir bem, alimentar-se adequadamente, não exagerar nos exercícios (respeitando o tempo médio de uma hora), e ficar longe do fumo e do álcool.

Se for consumir suplementação alimentar, deve ser adequada e de acordo com orientações de um nutricionista.

Para completar, é importante lembrar que a preguiça não combina com a atividade física e que para ter sucesso será preciso disciplina, dedicação e muita força de vontade da sua parte.

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