Dicas Para Escolher Seu Personal Trainer

Dicas Para Escolher Seu Personal Trainer
5 (100%) 3 votos

Apesar de encontrarmos várias academias disponíveis pelos centros urbanos, a contratação de um personal trainer tem sido a opção de muitas pessoas interessadas em ganhar massa muscular, manter a forma, ou até mesmo emagrecer. Seria uma particularidade de cada caso ou apenas necessidade de exclusividade?

Guia da Barriga Chapada

O Personal Trainer, (em português, treinador pessoal) é um profissional capacitado para aplicar e acompanhar os treinamentos de quem o contrata, com algum objetivo específico, mas sem deixar de seguir os fundamentos básicos do treinamento que ele já conhece. Para exercer a profissão no Brasil o profissional precisa ser graduado em Educação Física e possuir registro no Conselho Regional de Educação Física. Ele pode atuar em áreas como Musculação, Ioga, Dança, Pilates, Artes Marciais e Fitness, dentre outras, não precisando atuar necessariamente em academias.

Atualmente, muitos deles exercem suas funções em residências, clubes e condomínios, em alguns casos contando com o auxílio de outras áreas como Nutrição e Fisioterapia, o que certamente oferecerá melhores resultados ao seu contratante.

Motivos Para Investir Num Personal Trainer

Existem alguns motivos que poderão pesar positivamente para que você contrate um personal trainer. O primeiro deles, que é a garantia de um treino individual e personalizado, garantirá uma exclusividade e maior atenção durante todo o período em que estiver realizando os exercícios. Como as pessoas possuem estruturas e necessidades diferentes, esse acompanhamento individual poderá favorecer os resultados e aproximar você dos objetivos propostos de forma mais rápida.

Contratando um personal trainer você também terá motivação garantida, considerando que muitos deles vão “pegar no seu pé” diariamente. Certamente você já passou pelo incômodo de pegar um dia de academia lotada, tendo muitas vezes que revezar ou até mesmo aguardar na fila para realizar seus exercícios. Com um personal trainer em sua residência você não terá que enfrentar essas situações, o que também contribuirá para um bom resultado.

Outro fator importante é a segurança dos seus treinos. Com a agitação e movimentação presente nas academias, nem sempre você terá 100% de acompanhamento dos instrutores, considerando que ele deve acompanhar vários alunos de uma só vez. Com o auxílio do seu personal trainer você terá orientações sobre a correta utilização dos aparelhos, movimentos, pausas e, também, o aumento gradual das cargas utilizadas de forma segura e correta. O profissional estará ali, sempre pronto para corrigir os erros e orientá-lo sobre possíveis vícios.

Outros dois pontos importantes são a garantia de uma melhor flexibilidade e resultados garantidos, com agendamento de datas e horários compatíveis com sua agenda.

Dicas Para Escolher Seu Personal Trainer

Como Escolher um Personal Trainer

Uma vez decidido a contratar um personal trainer o aluno deverá partir para outra etapa, que é a escolha do profissional. Certamente você vai receber algumas indicações de amigos, parentes ou até mesmo a proposta daquele profissional que já atua na academia onde você se encontra ou tenha malhado. É aí que você deverá ficar atento a alguns pontos importantes:

  • O bom personal trainer precisa possuir paixão pelo que faz, comprometendo-se a realizar tudo o que foi acordado de forma positiva, com atitude profissional e respeito pelo aluno contratante.
  • Também observamos que os bons profissionais possuem gosto pelo desenvolvimento do aluno, explicando de forma clara e objetiva, tirando dúvidas e motivando-o diariamente para que, assim, ele possa se desenvolver.
  • A persistência é um traço fundamental para o sucesso dos treinos.
  • Outra grande característica de um personal trainer é a capacidade de se colocar no lugar do aluno, respeitando o biótipo de cada um.
  • Gosto pela saúde, interesse pelo corpo humano e perfil de liderança também são essenciais.

Como o conhecimento técnico torna-se elemento importante para o desempenho da função, você deverá seguir algumas dicas para saber como escolher o profissional. Vamos a elas:

  • Procure saber mais sobre a vivência, experiência e tempo de trabalho realizado pelo profissional a ser contratado, além de checar sobre sua formação e atualização profissional.
  • Converse com as pessoas das academias por onde ele passou e, também, com ex alunos que já tenham contratado os seus serviços, como forma de analisar o seu histórico e perfil profissional.
  • Para completar é importante lembrar que apenas a aparência e o “corpo sarado” não serão suficientes para que ele seja escolhido.

Que Tal Uma Aula Experimental?

É altamente recomendado que você realize uma aula experimental, pois vai poder checar uma série de pontos fundamentais para ter sucesso. Para começar vai conferir sua metodologia e maneira de aplicar os exercícios. Além disso, ainda vai poder testar sua afinidade com o personal trainer, que mesmo tendo sido recomendado não quer dizer que você vai gostar. O espaço onde serão realizadas as aulas também é importante, portanto, mesmo que seja na sua casa, numa aula experimental pode conferir se está tudo de acordo e favorecendo a prática de exercícios físicos.

Programa de Treinamento

Todo personal trainer, além de conhecimento, deve apresentar um programa de treinamento que, obviamente, deve ser personalizado e de acordo com as suas necessidades. No seu programa deve avaliar os prazos e a metodologia proposta, para saber se estão de acordo com os seus objetivos e até mesmo expectativas. Este cronograma pode ser adaptado, então pode discutir até chegar no que você acha ideal. Porém, recomenda-se um programa de pelo menos 90 dias, para ter resultados satisfatórios.

Para completar nosso guia de como escolher um personal trainer verifique se os valores são compatíveis com sua realidade e as suas necessidades.

Para você o que faz diferença no momento de escolher um personal trainer? Já treinou ou treina com algum? Fale um pouco da sua experiência para outros leitores. E caso você seja um personal trainer diga o que achou do texto. Será que faltou mais alguma coisa? Participe do Blog Fitness deixando sua opinião nos comentários.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.