Como Escolher o Tênis Ideal Para Correr

Como Escolher o Tênis Ideal Para Correr
5 (100%) 5 votos

Quem decide procurar informações sobre o tênis ideal para corridas está em duas situações: já é um corredor, mas está precisando comprar um par de tênis novos e resolveu buscar dicas sobre como realizar a melhor escolha; ou então decidiu começar a correr, mas simplesmente não tem um tênis de corrida. Independentemente do tipo de situação, vamos ilustrar e dar algumas informações para que seja mais consciente na escolha de um bom par de tênis para corridas.

Comece a Correr!

Na Fórmula 1 o jogo de pneus é escolhido conforme as condições da pista durante a corrida e o estilo do piloto. No futebol a escolha da chuteira é feita conforme as condições do campo e as características do jogador. Nas corridas o raciocínio é exatamente o mesmo, e a escolha do tênis ideal será feita conforme o tipo de corrida e as características do corredor, como o tipo de pisada, peso e altura; além de questões que envolvem as articulações dos joelhos e problemas com o desenvolvimento dos ossos.

Qual o Seu Tipo de Pisada?

O desgaste de seus tênis está relacionado principalmente com o seu estilo de pisada, que é definido conforme o grau de pronação e formato do arco do pé.

  • Pé com arco normal.
  • Pé com arco elevado.
  • Pé chato.

Tipos de Pés e Pisadas

O desempenho de um corredor está relacionado com o seu conforto durante uma corrida. E no momento de escolher o tênis ideal para você é preciso saber qual o seu tipo de pisada. Com a técnica “super avançada” de pisar na areia ou terra molhada consegue descobrir o seu estilo de pisada.

Tipo de Pisada

Estilos Dos Tênis de Corrida

Os tênis de corrida são divididos em cinco estilos:

Performance (Performance)

Indicados para competições, são modelos mais leves e que contam com materiais e acabamentos de maior qualidade. Como são mais flexíveis, podem ser utilizados por corredores de qualquer tipo de pronação ou pisada. Todos estes benefícios são refletidos no preço destes modelos, que são mais caros do que os outros.

Estabilidade (Stability)

Diferente do que o nome pode sugerir, este tênis é para os corredores que têm estabilidade, pois não apresenta características para compensar uma falha na pisada ou excesso de peso, por exemplo. De qualquer forma, apresentam um bom desempenho e durabilidade.

Controle de Movimento (Motion Control)

São indicados para os corredores de pés com arco elevado, pois são mais rígidos, resistentes e normalmente permitem a utilização de planilhas que auxiliam nas corridas.

Amortecimento (Cushion)

Normalmente estes são preferidos por corredores mais leves e com pisada normal, pois têm como diferencial apenas a maciez conferida nos modelos.

Trilha (Trail)

Feitos para correr em trilhas, estes modelos são preparados para terrenos acidentados e são feitos principalmente para serem resistentes.

As informações sobre o estilo de tênis são encontradas (normalmente em inglês) no acabamento, solado ou palmilha.

Escolhendo o Tênis de Corrida Ideal Para Correr

Como Escolher o Tênis Ideal Para Correr

Agora que sabe sobre seu tipo de pisada e as categorias dos tênis de corrida é hora de casar com o seu estilo de corrida e o seu porte físico.

  • Velocistas: precisam de tênis leves e de alta performance.
  • Meia-distância: o estilo mais comum de corredores deve focar no amortecimento, mas lembrando da velocidade e seu tipo de pronação.
  • Maratonistas: precisam se preocupar em manter o desempenho por mais tempo e obviamente o conforto durante toda a prova.
  • Trilheiros: não podem dispensar a durabilidade de um tênis para qualquer tipo de terreno.

Independente do seu estilo, no momento de decidir comece pelo conforto. Depois prossiga para outros detalhes pensando no seu desempenho e o mais importante: evitar lesões! Não se preocupar com todos os detalhes no momento de escolher o seu tênis ideal pode comprometer bem mais do que apenas o seu tempo nas provas. Por exemplo, para pessoas mais altas e com peso considerável é crucial que o tênis tenha um bom sistema de amortecimento e não sobrecarregue os joelhos durante as corridas.

Tênis de Corrida Para Iniciantes

Quem está iniciando deve tomar alguns cuidados independente do estilo de corrida que vai adotar. Para começar, evite de ir pela aparência e sim pelo conforto. Nem sempre o par de tênis mais caro ou mais bonito vai ser o ideal para correr e precisa ter em mente que o principal é a sua performance e os seus resultados. Portanto, principalmente se estiver em dúvida sobre qual modelo ou marca de tênis comprar, dê preferência para o modelo mais simples ou de melhor custo benefício.

Como Funcionam os Tênis de Corrida Com Alta Performance?

Para ajudar os corredores iniciantes a entenderem mais, os tênis de alta performance nada mais são do que a tecnologia em benefício do atleta ou simplesmente corredor. Na lista de benefícios temos diversos itens que são importantes para melhorar a performance como o tipo de amarração; o sistema de amortecimento; o cabedal, que é responsável pelo seu conforto ao calçar os tênis; a estabilidade durante as corridas; flexibilidade do modelo; ventilação e principalmente a sua sensação geral durante a corrida!

Tipos de Amortecedores em Tênis de Corrida

Tipos de Amortecedores em Tênis de Corrida

Para que possa ter ideia da quantidade de itens que podem ser avaliados de acordo com o tênis, temos os tipos de amortecedores:

  • Amortecimento em Gel: este deve ser o tipo mais comum de amortecimento para tênis, mas o corredor precisa ficar atento à qualidade do gel e seu desgaste, além é claro de seu desempenho durante as corridas.
  • Amortecimento Com Ajuste da Pisada: por conta de um ajuste mecânico, o corredor passa a pisar com a ponta dos pés e não com o calcanhar, diminuindo o impacto e favorecendo o seu desempenho.
  • Amortecimento Centralizado: para quem pisa com a parte central do pé, seu amortecimento fica centralizado para favorecer o desempenho do corredor.
  • Amortecimento Inteligente: a inteligência está em fazer com que o amortecimento seja adaptado de acordo com a intensidade do impacto durante a corrida. Esta tecnologia é refletida no preço dos tênis, e nem sempre os benefícios serão percebidos na prática.

Tênis de Corrida Com Drop? O Que é Isso?

O drop do tênis é a diferença de altura entre o calcanhar e a planta do pé conforme ilustramos na imagem abaixo.

Tênis de Corrida Com Drop

Mas o que isso significa e para que serve? Bem, se você possui diversos modelos de tênis com certeza percebe a diferença ao caminhar com cada um. Esta sensação está relacionada principalmente ao drop. E isto vai influenciar durante as corridas em todos os sentidos, desde o amortecimento até a sensação nas articulações (durante e depois).

É preciso ficar atento ao drop, principalmente se estiver pensando em mudar o estilo do tênis, realizando uma mudança de modelo gradativa. Ou seja, se perceber que está tendo problema com um drop alto, jamais mude para modelo com o drop baixo imediatamente.

Tênis Para Corrida Tem Que Ser um Número Maior?

Partindo do princípio de que o tênis deve ser do tamanho certo para o seu pé, simplesmente não faz sentido utilizar uma numeração maior. Quem sofre com algum tipo de problema nas unhas, que é normalmente quem procura por tênis com um número maior, deve procurar algum tipo de ajuda que pode envolver o tratamento das unhas e passa pelo tipo de modelo escolhido também. Mas não se recomenda utilizar tênis de corrida com um número maior!

Tênis de Corrida Serve Para Ir à Academia?

Claro que sim, principalmente porque partimos do princípio de que está usando um tênis para realizar atividades físicas e que você se sente confortável. O único detalhe é o inverso, já que nem sempre o tênis para academia (ou fitness) vai ser indicado para corredores, já que nem sempre vão contar com o amortecimento ideal para corridas. Mas no geral o tênis de corrida (running) vai servir para você malhar da mesma forma que um tênis fitness (training).

Tênis de Corrida Pode Servir Para Caminhar Também?

Mais uma vez o que deve prevalecer é o seu conforto. E se um tênis está preparado para suportar o impacto e a performance de uma corrida com certeza terá condições de suportar uma longa caminhada.

Dicas Para Amarrar Seu Tênis de Corrida!

Dicas Para Amarrar Seu Tênis de Corrida!

Pode ser que você esteja se perguntando: é diferente amarrar um tênis de corrida em relação a outros tênis? Bem, na prática não é, mas imagine que você está numa maratona e seus tênis desamarram! Até você amarrar novamente e recuperar o ritmo já se foram bons segundos ou até minutos, que vão comprometer toda a sua corrida.

Então se não quiser sofrer com a questão do laço em seus tênis siga algumas dicas simples como dar mais de um nó (inclusive o que chama de nó cego) e jamais pule um ou mais furos, pois foram desenvolvidos justamente para garantir a performance durante as corridas. Se quiser ficar tranquilo (ou tranquila) sobre o modo como está amarrando os seus tênis consulte o fabricante para mais informações.

Qual o Melhor Momento Para Trocar um Tênis de Corrida?

Na prática deve trocar os tênis que utiliza para correr quando perceber que estão bem gastos, já não apresentam conforto e começam a atrapalhar o seu desempenho durante as corridas. Mas alguns especialistas recomendam seguir a indicação do fabricante sobre qual o melhor momento para troca, que leva em conta a vida útil de acordo com o tipo de utilização dos tênis.

Cuidado para seguir a recomendação de outros corredores sobre a durabilidade do seu tênis de corrida, pois as condições de uma pessoa dificilmente vão ser as mesmas que as suas; seja por questões de altura, peso e condicionamento físico. E ainda tem a questão principal que é o tipo de pisada!

Resumo Para Escolher o Seu Próximo Tênis de Corrida

Para ficar fácil no momento de escolher o tênis ideal para correr vamos revisar:

  • Tipo de pisada.
  • Modelo dos tênis.
  • Estilo de corrida.
  • Porte físico do corredor.

Gostou das dicas para escolher o tênis ideal para correr? Se quiser pode compartilhar sua experiência com outros corredores deixando um comentário! Continue lendo o Blog Fitness, o seu Guia Fitness.

BAIXE O GUIA FITNESS 2018 COMPLETO!

CONFIRA NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*