Fique por Dentro da Adrenalina do Trekking

Fique por Dentro da Adrenalina do Trekking
5 (100%) 2 votos

Chamar o trekking de caminhada rústica é pouco para uma modalidade que envolve tanta aventura e espírito esportivo. Tem como principal atrativo o contato direto com a natureza e a possibilidade de conhecer lugares e paisagens muito especiais, do tipo que nunca se esquece. O trekking ainda apresenta certo nível de adrenalina, exigindo preparo físico e disposição dos aventureiros, que podem encarar uma série de desafios durante o percurso das provas. Então vamos ver mais detalhes sobre esta modalidade esportiva que vem atraindo muitas pessoas.

Como funciona o Trekking?

O trekking é uma caminhada rústica realizada numa trilha em que os competidores precisam fazer a checagem nos trechos determinados. A orientação é feita através de bússolas ou aparelhos de GPS. O objetivo é fazer com que o participante supere obstáculos durante o percurso da prova, que pode ser realizada em diversos tipos de terreno, atravessando florestas, montanhas, rios, entre outros cenários rústicos. Nas modalidades mais simples as provas são curtas, mas existem provas que podem durar dias, fazendo com que os aventureiros precisem acampar e passar por situações mais extremas, que exigem bastante da parte física e de navegação do atleta.

Fique por Dentro da Adrenalina do Trekking

Modalidades de Trekking

O trekking é dividido em três modalidades que podem ser classificadas pela capacidade física do participante e dificuldade da prova:

  • Fácil: até 1 hora de caminhada em terrenos mais simples ou planos;
  • Médio: até 2 horas de caminhada, mas em terrenos com aclives e podendo ser realizado em níveis de altitude, exigindo mais do competidor;
  • Difícil: sua duração é maior do que 3 horas e pode durar inclusive dias em níveis mais extremos de terreno, altitude e navegação.

Pelos motivos óbvios, é recomendado que somente competidores com experiência participem das provas mais extremas, mas mesmo as modalidades mais simples oferecem um bom nível de adrenalina para o participante.

Dicas para Aventureiros

O trekking pode ser praticado por qualquer pessoa, mas é preciso tomar alguns cuidados para realizar seu passeio pela natureza com segurança.´

  • Faça uma boa alimentação e preparação física antes das provas;
  • Confira se está com todos os equipamentos necessários para a modalidade que irá participar;
  • Realize um bom estudo e análise da região onde será realizada a caminhada;
  • Respeite seus limites e não se sinta intimidado se quiser voltar.

Um ponto muito legal é que pode montar sua equipe e se aventurar com amigos (homens e mulheres), pois este esporte permite esta socialização. Se estiver interessado em participar de alguma prova de trekking pode procurar por cachoeiras, serras e parques que possibilitam a prática deste esporte cheio de adrenalina! Deixe seu comentário e continue lendo o conteúdo do Blog Fitness.

Escolhido para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *