5 Dicas Nutricionais Para Corredores

5 Dicas Nutricionais Para Corredores
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Que todo atleta deve seguir uma dieta balanceada e específica para quem faz atividades físicas você já sabe, mas será que conhece quais as melhores indicações nutricionais para corredores? Para melhorar os resultados, ter mais disposição e aumentar os benefícios à saúde é fundamental seguir algumas indicações. Veja quais são e inclua se ainda não estiver no seu plano de treinamentos.

Cuide Bem da Hidratação

Qualquer atividade física só deve ser realizada quando o corpo estiver devidamente hidratado. E no caso das corridas de rua em que podemos sofrer com altas temperaturas e transpirarmos mais continuamente é fundamental que o corredor cuide bem de sua hidratação, inclusive no dia anterior a provas e treinos! É interessante tomar uns 500 ml de água antes de dormir e pelo menos um copo (uns 200 ml) antes das corridas.

Durante as corridas é recomendado não ficar mais de 5 km ou 60 minutos sem ingerir água. E logo após a atividade é recomendado que o corredor beba pelo menos 1 litro de água, pois, entre outras coisas, ajuda a evitar a perda de massa muscular.

Em maratonas ou corridas mais longas o cuidado deve ser reforçado e pode ser necessário reidratar durante a prova. Nos treinos procure analisar como fazer esta hidratação para evitar problemas.

5 Dicas Nutricionais Para Corredores

Consuma os Melhores Alimentos

O corredor deve priorizar os alimentos que potencializam seus treinos e provas. O Blog Fitness já listou os alimentos fundamentais para os corredores. Confira o conteúdo do post e veja quais os tipos de alimentos que são interessantes para corredores que desejam um desempenho melhor nas provas e treinos (e ainda auxiliam no emagrecimento!).

Nunca Faça Corridas em Jejum

É comum que algumas pessoas não sintam fome logo cedo ou pouco depois de acordar. Mas realizar atividades físicas em jejum pode causar desconfortos e ainda prejudicar sua saúde. Portanto sempre faça uma refeição leve de café da manhã nos dias em que for realizar algum tipo de corrida. Com certeza conquistará muitos benefícios!

Invista nos Carboidratos Bons

As frutas são com certeza o melhor alimento para obter os chamados carboidratos bons. E ainda são práticas, versáteis, quase não existem restrições no consumo, oferecem energia e ainda podem evitar desconfortos durante as corridas. E ainda podem ser congeladas para o consumo em sucos para auxiliar na hidratação.

Evite Consumo de Proteínas no Pré Treino

Na verdade o corredor deve evitar os alimentos mais pesados como carne (especialmente a vermelha) que demora mais para ser digerida. Dê uma olhada nos alimentos para corredores que citamos acima e monte o seu cardápio pré e pós treino. Nunca é demais lembrar que pode procurar por um nutricionista esportivo para lhe preparar um cardápio.

Fique Ligado na Alimentação Pré e Pós Treino

Para um bom desempenho e digestão é recomendado alimentar-se 1 hora antes das corridas. E para seu corpo absorver ao máximo é recomendado alimentar-se até uma hora depois. É simples, basta se alimentar uma hora antes e até uma hora depois dos treinos!

Todo corredor deve ter o seu plano nutricional muito bem preparado e acompanhado para obter os melhores resultados nas corridas. Se estiver complicado conciliar a dieta com sua rotina é interessante não correr, pois pode sofrer com lesões e outros problemas de saúde.

Continue ligado nas dicas do Blog Fitness e participe deixando seu comentário!

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