Dia de Lixo: A Importância e Como Fazer Corretamente

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Dia de Lixo é uma prática que chega a ser discutível, mas pode ser muito importante para o metabolismo e trazer uma série de benefícios. O problema é que adotam o dia de lixo pelos motivos incorretos e os efeitos acabam sendo contrários ao desejado. É preciso saber como fazer o seu dia de lixo para potencializar os seus resultados. Se estiver interessado em saber mais sobre esta prática e em como realizar corretamente confira as dicas do Blog Fitness.

O que é dia de lixo?

De modo prático podemos dizer que dia de lixo é aquele dia em que você pode se alimentar de refeições que não são saudáveis ou estão completamente fora de sua dieta. Enfim, aquele dia em que dá um descanso para sua cabeça podendo comer gorduras e doces (por exemplo) sem ficar com a consciência pesada. Pode parecer só um dia para relaxar, mas existe um fundamento importante para realizar o dia de lixo.

Quando faz uma dieta de poucas calorias o seu corpo tende a desacelerar o metabolismo e diminuir sua capacidade para queimar gorduras. Isto acontece porque depois de um tempo em dieta a pessoa fica naturalmente com menos fome e o corpo responde ficando mais lento e armazenando gorduras. Para que isto não aconteça é interessante consumir mais calorias em determinados dias e fazer com que o mesmo volte a sua capacidade normal de queimar gorduras. Então, para que consiga manter seu corpo com o metabolismo sempre acelerado é importante fazer o dia de lixo, mesmo estando em dieta.

Dia de Lixo: A Importância e Como Fazer Corretamente

Um dia, não o final de semana

O problema que faz o dia de lixo ser tão discutido é o fato de algumas pessoas confundirem um dia com o final de semana ou feriado inteiro! E além disso ainda vão ao extremo, comendo e bebendo exageradamente por 24 horas. O dia de lixo é um escape e não pode ser encarado como uma compensação de tudo que deixou de comer num período.

Programe o seu dia de lixo

É importante deixar claro que o dia de lixo não é algo que todo mundo pode fazer, bastando escolher o dia e iniciar. É como foi dito, é recomendado quando o seu corpo está perdendo a capacidade de queimar gorduras. De qualquer forma, mesmo que este seja o seu caso e você estiver precisando de uma forma de acelerar o seu metabolismo, é preciso analisar e avaliar como o seu dia de lixo pode ser realizado.

Tudo depende da rotina de exercícios, dieta e metabolismo de quem irá fazer. Pessoas com maior necessidade de perder peso podem ser prescritas para fazer o dia de lixo quinzenalmente, por exemplo. Outro ponto deste planejamento é que o dia de lixo não pode ser aleatório em termos de dias ou semanas. Isto é legal inclusive para evitar aqueles beliscos ou a desculpa de “um dia da semana pode”.

Obviamente que é importante seguir uma dieta receitada por um profissional, pois se você mesmo define seus cardápios e o como será sua rotina (não tendo conhecimento para isso) não é possível analisar e determinar qual são as melhores indicações para você. O mesmo acontece com o dia de lixo.

Dicas para seu dia de lixo

  • Coma com moderação – por mais que pode comer o que quiser jamais coma exageradamente;
  • Não fique escravo – se o seu dia de lixo é na sexta-feira não comece a semana já pensando nele;
  • Troque apenas uma refeição – escolha uma das refeições e faça dela o seu lixo, pois não precisa ser todas que fizer no dia; (Se quiser pode chamar de “refeição de lixo!”)
  • Faça sempre depois de malhar – pois quando escolhe para fazer num dia em que acabou de malhar tem mais chances do seu corpo transformar a gordura consumida em músculos!

Para completar tenha cuidado para que o dia de lixo não acabe atrapalhando sua alimentação. Fazer uma dieta sabendo que pode falhar em alguns dias pode ser perigoso, pois pode ficar fixado nisso e só conseguir seguir uma dieta com permissões ou escapes.

E você o que acha desta prática? Deixe seu comentário sobre o dia de lixo e se você faz ou pelo menos já fez por algum período. Continue ligado em nosso blog e lendo nossas dicas.

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