Saiba Como Treinar Para Corridas de Rua

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Este treinamento é feito para quem já corre esporadicamente e resolveu levar o esporte mais a sério e participar de competições. Porém, quem já pratica e faz corridas pode aproveitar algumas dicas para aperfeiçoar seu treinamento e ajustar sua estratégia de corrida.

Obviamente recomendamos algum tipo de acompanhamento médico que possa auxiliar e dizer o seu estado de saúde. Lembrando que o condicionamento físico é muito importante, mas o principal é fazer tudo no seu tempo. Cada um vai ter um tipo de preparo e conseqüentemente condições diferentes no momento de treinar e evoluir nas corridas.

Este treinamento tem programação para 10 semanas e é destinado para aqueles que desejam correr 5 km, que é uma boa distância para quem está começando.
Se sua ideia é correr outra distância, ainda assim pode aproveitar as dicas e adaptar este treinamento a seu modo.

Saiba Como Treinar Para Corridas de Rua

Semanas 1 e 2

As duas primeiras semanas são as mais importantes, pois será nelas que descobrirá quais as suas condições atuais. Descobrirá sua resistência física e quanto consegue percorrer durante um treino.

Para ter um parâmetro, faça corridas de 30 minutos três vezes por semana, anotando qual foi o seu desempenho em cada treino. Com isso já poderá definir qual vai ser o seu plano de treinamento, após analisar os seus primeiros resultados.

Semanas 3 a 6

O mais difícil que é começar passou e agora já está pronto para avaliar o seu desempenho e projetar quando estará pronto ou em condições de correr numa competição sem problemas.

A primeira coisa para seguir com seu treinamento é focar no percurso proposto de 5 km. Deve analisar qual foi o seu desempenho nos treinos de 30 minutos. Com o foco na distância da corrida deve verificar seus prós e contras e como deve fazer para conseguir finalizar sem problemas.

Em cima do seu diagnóstico continue fazendo os seus treinos e anotações. Para servir de motivação, crie algumas metas como baixar o seu tempo. Pense em como gostaria de estar numa competição.

Esta etapa dura 4 semanas e é muito importante, pois serve de base para o treinamento real, além de servir para você se acostumar e aumentar o gosto pela corrida.

Após concluir esta etapa, veja o calendário de corridas e tente encontrar uma prova com data marcada para os próximos 30 dias com o percurso de 5 km e que se encaixa no seu perfil. Isto irá servir como motivação para as próximas semanas.

Semanas 7 e 8

Nestas duas semanas treine com mais foco, pensando na distância do percurso e em alguma estratégia que poderá ajudar você a chegar ao final sem problemas. Lembrando que o principal objetivo é terminar a corrida.

Aqui vale prestar atenção na alimentação e até mesmo nos equipamentos que está usando, pois isto pode fazer toda diferença na hora de correr.

Semanas 9 e 10

Nas duas últimas semanas tente fazer pelo menos dois treinos no local da prova. Isto ajuda não apenas na adaptação, mas também da hora de traçar uma estratégia. Conhecer o local é muito importante e pode fazer muita diferença no seu tempo final da corrida.

Apesar de estar indo para uma corrida, faça treinos moderados para evitar lesões. É importante também estar focado na alimentação, evitando excessos que podem ser complicados de perder até o momento da prova.

Na véspera da prova durma uma boa quantidade de horas para descansar e acordar com o maior pique possível. Lembre-se de chegar cedo para o credenciamento para evitar desgastes.

É isso aí, agora é só concentrar e boa prova!

Após este ciclo de 10 semanas continue fazendo anotações e acompanhando sua evolução. Não deixe de ficar de olho em calendários de corridas e acompanhar os eventos sobre running.

Após cada corrida que participar faça uma análise e descubra onde pode melhorar. Siga evoluindo e continue treinando!

E aí, gostou de nossa dica para treinamento para corridas? Se ainda não viu, o Blog Fitness Brasil também preparou algumas dicas para quem vai começar a correr. Mesmo que já tenha alguma experiência e já esteja acostumado a correr pode ser interessante passar por lá!

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