Conheça Todos os Benefícios da Banana [Infográfico]

Conheça Todos os Benefícios da Banana [Infográfico]
5 (100%) 3 votos

Quem pratica atividades físicas provavelmente já conhece alguns dos vários benefícios da banana. Neste post listamos alguns detalhes sobre a fruta e também criamos um pequeno infográfico. Confira quais são os principais motivos da banana fazer sucesso entre atletas e porque a fruta deve fazer parte de sua dieta.

Como pode ver a banana não é apenas nutritiva. Com ela pode combater doenças, evitar a depressão, ganhar energia para fazer exercícios, perder peso, regular o intestino e muito mais! A comodidade para incluir em qualquer tipo de cardápio e o baixo custo da fruta garantem o sucesso da banana entre os que praticam esportes ou que desejam uma vida mais saudável.

Mas fique atento! Mesmo com todos os benefícios, nutricionistas alertam que o consumo não pode ser maior do que 2 bananas por dia. É interessante acrescentar com moderação em sua alimentação.

Tipos de Banana

Os principais tipos de banana são: Banana-caturra (Banana-nanica), Banana-prata, Banana-maçã, Banana-da-terra, Banana-ouro, sendo todos facilmente encontrados. Todas são amarelas quando maduras mudando apenas na cor das pontas ou por possuir ou não pintas em sua casca. As diferenças estão principalmente nas formas de consumo, umas podem ser consumidas cruas ou cozidas, enquanto outras podem ser fritas. A quantidade de calorias também vai variar, portanto é importante verificar para saber quanto deve consumir do seu tipo preferido.

Conheça Todos os Benefícios da Banana [Infográfico]

Curiosidades Sobre a Banana

A banana ouro é a menor entre todas, mas a que possui o maior número de calorias, aproximadamente 160 calorias a cada 100g.

A banana amadurece rapidamente quando a colocamos ainda verde em local fechado por conter etileno, gás responsável por acelerar a maturação do fruto.

Banana Verde

O consumo de banana verde por quem pratica exercícios vem crescendo e ganhando adeptos. A explicação está nas propriedades que a fruta possui mesmo sem estar madura. Por ainda estar verde, ela concentra grande quantidade de fibras que são altamente recomendadas para esportistas.

Outros pontos que garantem a popularidade da banana verde é sua comodidade para consumir, transportar e conservar. Pode encontrar na forma de farinha, o que facilita na mistura com outros alimentos de sua dieta. Ou então pode cozinhar a fruta para fazer a chamada biomassa de banana verde.

Receita de Biomassa de Banana Verde

Para esta receita usaremos um cacho de 7 bananas numa panela de pressão de 2,5 litros. Fique à vontade para adaptar da forma que achar melhor para você.

É interessante cortar todas as bananas do cacho, ao invés de arrancar, para garantir que a parte interna fique protegida.

Lave todas as bananas com sabão;

Coloque a panela de pressão com até a metade de água no fogão;

Após começar a ferver coloque todas as bananas na panela verificando se todas ficaram cobertas pela água e tampe;

Depois que começar o barulho da pressão deixe por mais 15 minutos;

Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão sozinha aguardando alguns minutos;

Com cuidado destampe a panela e descasque as bananas, que ainda devem estar quentes;

Utilize um liquidificador ou multiprocessador para fazer a massa e depois passe para uma vasilha.

Consumo: Se colocar na geladeira deve consumir em até dois dias. Mas tem a opção de congelar e guardar por até 3 meses.

Esta receita de biomassa verde é uma colaboração do Blog Super Dieta, especializado em receitas light e dietas para emagrecimento.